Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tribuna

Visita discreta

Visita discreta

O deputado federal Onyx Lorenzoni esteve em Santa Cruz no último sábado. Não houve anúncio porque não era ato de campanha: presidente estadual do DEM, Onyx se reuniu com políticos locais que estão sem partido, entre eles o ex-secretário Zeno Assmann e o ex-procurador-geral do Município Ricardo Scherer, ambos dissidentes do MDB. O grupo mantém contato com pelo menos quatro vereadores que estão desconfortáveis em suas siglas e cogitam migrar de legenda.

Enquanto isso…
Nos bastidores, também há uma mobilização para atrair quadros ao PSD. Pessoas ligadas ao deputado federal Danrlei, que preside a sigla no Estado, tiveram conversas no município nas últimas semanas e também procuraram os insatisfeitos da Câmara.

Publicidade

De perto
As movimentações do PSD são acompanhadas de perto pelo Palacinho. Integrantes do alto escalão do governo Telmo também vêm mantendo conversas.

Vai longe
Como os vereadores só vão poder trocar de partido em 2020, tudo indica que essas articulações ainda vão longe. As definições só devem sair no ano que vem.

Sem alarde
Mesmo com a extinção da Comissão de Saneamento em março, a Prefeitura vem mantendo encontros periódicos com a Corsan para tratar dos investimentos da estatal no município. Pelo menos três reuniões já foram realizadas. Agora, porém, a condução das conversas está a cargo da Secretaria de Meio Ambiente. A mudança foi estratégica: o Palacinho queria mais discrição. As reuniões sequer são divulgadas.

Publicidade

Acordão
A metade do ano se aproxima e o debate sobre a redução do tempo de férias dos vereadores de Santa Cruz segue adormecido – a promessa era bater o martelo logo na retomada dos trabalhos, em fevereiro. Não é por acaso: após três propostas diferentes serem protocoladas, os parlamentares vêm tentando, nos bastidores, obter um acordo para votar em bloco. No fim do ano passado, quando o assunto veio à pauta pela primeira vez e a redução foi rejeitada, o desgaste da Câmara foi grande.

Faceiro
Após ser citado na pesquisa espontânea do Instituto Methodus para deputado federal em Santa Cruz, o vereador Edmar Hermany (Progressistas), que sequer é candidato, fazia graça nos corredores da Câmara. “Estou quase morto e ainda fui lembrado”, brincava.

Reação rápida
Bastou sair a reportagem da Gazeta do Sul que revelou normas absurdas do Código de Posturas de Santa Cruz que ainda estão em vigor e a vereadora Bruna Molz (PTB) entrou com um projeto para revogar um desses artigos. Trata-se do que prevê que cachorros flagrados vagando pelas ruas sem coleira ou focinheira devem ser “eliminados”.

Publicidade

Será que volta?
O expressivo desempenho do deputado federal Sérgio Moraes (PTB) na pesquisa Methodus para deputado federal em Santa Cruz fez com que, na comunidade política, alguns passassem a apostar que ele voltará atrás na decisão de não concorrer este ano. Por enquanto, porém, ele não deu sinal algum de mudança de planos.

Enquadrou
Sem citar nomes, o vereador Ari Thessing (PT) enquadrou pessoas do partido que, nos bastidores, tentam articular uma secretaria no governo municipal para a legenda. “O prefeito nunca deu abertura para discutir isso em nível de partido. Se o convite viesse para mim, eu agradeceria”, disse. Thessing afirmou ainda que quem espalha os rumores está fazendo “de forma equivocada”.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.