Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tribuna

Burocracia pela frente

A meta do presidente da Câmara de Santa Cruz, Bruno Faller (PDT), é ainda este ano licitar o projeto da futura sede própria do Legislativo. Ainda há, no entanto, questões burocráticas pela frente: a área onde ficará a nova Câmara, na esquina entre as ruas 28 de Outubro e Coronel Oscar Jost, está sendo desmembrada, já que parte será ocupada pela Assemp. Uma vez formalizado o desmembramento, o governo deve encaminhar um projeto de lei. Só depois disso é que a licitação poderá ser lançada.

Agora vai
O projeto que reduz de 60 para 40 dias o recesso anual dos vereadores de Santa Cruz será aprovado em segundo turno na segunda-feira. No ano passado, proposta semelhante foi rejeitada, mas a pressão da comunidade falou mais alto.

Porém…
Assinado por todos os vereadores, o projeto do recesso deixou algo importante para trás: no primeiro ano de cada legislatura, os vereadores só vão começar a se reunir um mês depois da posse.

Publicidade

Justiça seja feita
O projeto prevê que a regra entra em vigor “na data de publicação”. Isso significa que o próximo recesso já será de 40 dias. Alguns defendiam que a regra só valesse para a próxima legislatura. Venceu a razão.

De saída
Figura conhecida em Santa Cruz, o radialista Norberto Frantz está se aposentando da política, após uma longa trajetória de militância pelo PL, PFL e DEM. À coluna, disse que a decisão foi em razão do encolhimento do partido nos últimos anos e pela desilusão com o sistema político. “Ninguém está resolvendo nada. E com 63 anos, não tenho mais disposição para alimentar sonhos”, alegou.

Sem volta
Frantz chegou a concorrer a vice-prefeito na chapa encabeçada por Helena Hermany na eleição de 2008. Sua intenção é desfiliar-se e não tem nenhuma pretensão de migrar para outra legenda. Atualmente, ele também atua no comércio.

Publicidade

Na Saúde?
Nomeado diretor de cultura no início do segundo mandato de Telmo Kirst, o ex-vereador Nasário Bohnen (Progressistas) ocupa atualmente um cargo de coordenador de departamento vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Nasário teve de sair da diretoria porque é pré-candidato a deputado estadual e, pela legislação eleitoral, não pode mais ocupar função de ordenador de despesa. O vínculo com a Saúde, porém, é mera formalidade: na prática, ele continua atuando na Cultura.

Olha o carteiraço
Um assessor da Câmara de Santa Cruz levou um puxão de orelha do presidente Bruno Faller (PDT). Tudo por conta de um vídeo, feito durante a greve dos caminhoneiros, no qual ele registra uma abordagem policial na fila de um posto de combustíveis. Ao ser interpelado por um brigadiano, ele diz: “Eu sou assessor da Câmara.” A cena foi interpretada como uma tentativa de “dar um carteiraço”. Não pegou bem.

Parente é serpente
O Ministério Público recomendou ao prefeito de Herveiras, Paulo Grassel, exonerar pessoas de sua família que ocupam cargos no primeiro escalão do governo municipal. Em maio, a Gazeta do Sul revelou que, das sete secretarias municipais, três são comandadas por parentes diretos ou indiretos do prefeito. Nada menos que 66% da Prefeitura em 2018 está nas mãos dos familiares.

Publicidade

CTRL+V
Uma vereadora de Santa Maria, Celita da Silva (PT), foi acusada de plagiar um projeto de lei elaborado na Câmara de Santa Cruz. Segundo a imprensa local,   ela apresentou em maio um projeto voltado à coleta seletiva de lixo eletrônico, idêntico ao proposto em fevereiro por Alceu Crestani (PSDB) – e que foi vetado pela Prefeitura.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.