Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TRIBUNA

Ponto para eles

Às vésperas do recesso, o presidente da Câmara de Santa Cruz, Bruno Faller (PDT), decidiu estender o registro de frequência por meio de ponto biométrico para todos os CCs, incluindo os 34 assessores dos vereadores que ainda não estavam sujeitos à regra. Um projeto que estabelece carga horária de 40 horas semanais para esses assessores foi protocolado na sexta-feira por Faller – cujo mandato de presidente, que se encerra na virada do ano, foi marcado por questionamentos quanto à fragilidade do controle sobre a atuação dos CCs. Em setembro, a Gazeta denunciou o caso de um servidor que mal aparecia para trabalhar.

Antes tarde
À coluna, Faller disse que tomou a decisão no apagar das luzes do ano porque foi necessária uma “reflexão bastante profunda”, já que os entendimentos do Ministério Público, da procuradoria da Câmara e de órgãos de assessoramento sobre o assunto eram diferentes. Com a implantação do ponto – se for aprovada pelos vereadores –, a portaria assinada há três semanas por Faller que previa dedicação exclusiva para os assessores deve ser revogada.

Palavra dada…
Alex Knak (MDB) está tão confiante na manutenção do acordo firmado no ano passado com os partidos da base aliada, pelo qual a presidência da Câmara caberia a ele em 2019, que sequer vem fazendo campanha. A eleição vai ocorrer na segunda-feira, após a última sessão ordinária do ano. “Confio na palavra dos colegas”, diz.

Publicidade

Só em janeiro
O ano deve terminar sem definições sobre a ocupação de cargos regionais do Estado. Essa discussão só deve acontecer em janeiro, pois depende da composição do secretariado de Eduardo Leite (PSDB), bem como do preenchimento dos cargos de segundo escalão. Na região, os postos mais cobiçados são as coordenadorias de Educação, Saúde e do Sine.

Dúvida cruel
O prefeito Telmo Kirst (PP) tem até o dia 27 para decidir se veta ou não a lei das cotas em concursos públicos votada na Câmara de Vereadores – após intensa polêmica, acabou aprovada uma versão que substituiu as cotas raciais por cotas sociais. Telmo aguarda um parecer da Procuradoria-Geral para se posicionar. A chance do veto é grande e, se isso acontecer, o assunto terá de ser discutido em sessão extraordinária, já que o recesso começa na semana que vem.

Pegou mal
Repercutiu na esfera estadual do PT a posição do vereador Paulo Lersch na votação da lei das cotas. Lersch acompanhou a maioria, que aprovou as cotas sociais. O problema é que isso contraria uma orientação formal do partido em relação ao assunto. Não está descartada, inclusive, a aplicação de uma punição contra o parlamentar.

Publicidade

Lá vem dança
Vêm mudanças por aí na Prefeitura de Santa Cruz. O prefeito Telmo Kirst revelou a pessoas próximas que, antes da virada do ano, pretende fazer trocas no secretariado.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.