Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tribuna

Dada a largada

Começou o troca-troca entre os assessores da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santa Cruz. Desde a virada do ano, seis dos 11 servidores foram exonerados. Três novos já foram nomeados: uma indicada pela presidente Bruna Molz (PTB), outro por Licério Agnes (PP) e outro por Elstor Desbessell (PTB). O restante das nomeações deve sair nos próximos dias. A primeira sessão ordinária do ano será no dia 4 de fevereiro.

A partilha
Pelo acordo firmado em dezembro para a eleição da presidência, o PTB terá cinco cargos na Mesa Diretora. Cada vereador indicará um – à exceção de Zé Abreu, que tomará posse agora e não participou da negociação. Os demais cargos serão indicados por vereadores da base aliada.

Caíram fora
Entre os exonerados estão indicados por governistas que não participaram do acordo com a oposição, incluindo o ex-presidente Bruno Faller (PDT) e o candidato derrotado na eleição, Alex Knak (MDB).

Publicidade

Ficou na dela
Ao contrário do que alguns esperavam, a vice-prefeita Helena Hermany (PP) optou pela absoluta discrição durante toda a semana em que passou como prefeita em exercício, durante as rápidas férias de Telmo Kirst (PP). Não participou de atos oficiais nem deu declarações. Limitou-se a despachar.

Helena candidata?
O desgaste na relação de Telmo Kirst (PP) com a família Hermany e os indícios de que o prefeito vai articular fora do PP uma candidatura à sucessão levaram alas progressistas a defender que Helena Hermany (PP) se lance candidata. Ao contrário de Telmo, Helena pode concorrer a prefeita.

Convite
Após deixar o DEM, Norberto Frantz foi sondado recentemente sobre uma possível filiação ao PR. O partido deve ser um dos principais destinos de políticos que pretendem migrar de sigla em Santa Cruz até o ano que vem, o que inclui alguns dos atuais vereadores.

Publicidade

Rateada
Nos bastidores, aliados do Palacinho lamentaram a notícia de que três secretários de Telmo Kirst (PP) terão de prestar depoimento à Polícia Federal por conta do episódio no qual o prefeito ameaçou demitir CCs que não fizessem campanha para candidatos apoiados por ele, no ano passado. A avaliação é de que se trata de um desgaste desnecessário e o governo foi amador ao tornar pública a determinação.

Na 6ª CRE
As nomeações para os cargos regionais do Estado só devem ser definidas a partir de fevereiro, mas o nome do ex-vereador e ex-secretário Nasário Bohnen começou a circular como possível coordenador regional de Educação. Atualmente, Nasário, que é filiado ao PP, ocupa uma diretoria na Secretaria Municipal de Cultura. Até o momento, porém, não houve uma indicação formal.

Na Assembleia
Deve ser confirmada na próxima semana a indicação de Airton Artus, ex-prefeito de Venâncio Aires, para coordenar a bancada do PDT na Assembleia. Artus é o primeiro suplente da sigla.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.