Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tribuna

Menos chances

Com a aproximação entre PTB e PSB, anunciada na semana passada, ficaram menores as chances de um “frentão” oposicionista, formado por todos os grandes partidos que estão fora do governo Telmo, conforme sonhavam alguns. Na prática, a aproximação entre PTB e PP enfrenta resistências nas bases dos partidos, sobretudo entre os petebistas. Tudo indica, portanto, que haverá mais grupos de oposição na corrida pelo Palacinho.

É ele? 
Após encontro em Porto Alegre com líderes nacionais e estaduais do PSD, como o ex-ministro Gilberto Kassab e o ex-prefeito de Canoas Jairo Jorge, o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, foi apresentado como précandidato a prefeito de Santa Cruz. Embora o prefeito Telmo Kirst adote todas as cautelas, a chance de Régis representar a situação existe, tanto que seu nome vem sendo testado em pesquisas realizadas por vários partidos. Até agora, as tentativas de Telmo de atrair alguém de fora do meio político não deram certo. No grupo governista, porém, há quem prefira Elstor Desbessell.

Solidariedade 
Decidido a valorizar o Solidariedade para garantir mais um partido forte na coligação governista, o prefeito Telmo Kirst (PSD) deve mesmo entregar uma secretaria à sigla nos próximos dias. A pasta mais provável é a da Comunicação, que desde dezembro está sob responsabilidade direta do prefeito, e o nome deve ser o do advogado e novo presidente da legenda, Luiz Fernando Iser.

Publicidade

Quase lá 
Às vésperas da janela partidária, a vereadora Bruna Molz (PTB) está cada vez mais próxima do Republicanos. Essa semana, ela compareceu à reunião do partido, na qual estiveram o presidente estadual Carlos Gomes e o deputado estadual Sérgio Peres.

A caminho 
São grandes as chances de o vereador Carlão Smidt (PTB) fechar acordo nas próximas semanas para se mudar para o PSDB. Embora ainda não tenha batido o martelo e seja cortejado também pelo PP, a sintonia com os tucanos está boa. Carlão, inclusive, já manifestou disposição para concorrer a prefeito.

Prestigiando 
O prefeito Telmo Kirst não foi à reunião de seu partido, o PSD, em Porto Alegre essa semana, mas compareceu ao encontro de pré-candidatos a vereador do Cidadania. O jantar ocorreu na residência do vereador Ari Thessing, que irá deixar o PT e migrar para a legenda entre março e abril. Líderes de outras legendas da base governista também passaram por lá.

Publicidade

Durou pouco
Após filiar-se ao PP em maio do ano passado, a servidora municipal Mirian Queli Kiefer, uma das líderes do movimento contra a Lei dos Vales em 2018, deixou o partido essa semana e assinou ficha com o PTB.

Nada decidido 
Embora já tenha tido conversas desde que se desfiliou do Solidariedade, há pouco mais de uma semana, o ex-vereador Ilário Keller garante que ainda não decidiu qual será o seu destino. Keller está de férias e só pretende retomar as tratativas em fevereiro. Nenhuma possibilidade está descartada.

Férias 
A coluna entra em férias a partir da próxima semana. Retornamos na segunda quinzena de fevereiro. Até lá!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.