Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Fora da Pauta

A peste e a angústia

Há uma semana este texto seria diferente. Já tinha até rascunhado algumas linhas em pensamento. Mas o mundo era outro há uma semana. Ou, ao menos, a percepção que tínhamos em relação ao mundo. Mais do que uma praga invisível, o que se disseminou em uma absurda velocidade nos últimos dias foi um profundo sentimento de angústia, que agora está latente nos semblantes de todos por quem passo.

Não é o medo da dor ou da morte, embora os riscos estejam postos. É, sim, a angústia pela nossa fragilidade enquanto espécie, que foi brutalmente exposta. Em questão de horas, praticamente toda a dinâmica social que nos dá segurança para tocar a vida foi interrompida, rotinas foram transformadas, planos e projeções foram frustrados e o fantasma da recessão voltou a nos rondar. E tudo por conta de algo que não podemos sequer enxergar ou tocar e que segue varrendo o planeta em ritmo alucinado enquanto fronteiras são bloqueadas, voos são cancelados e nós nos vemos sem outra saída que não o confinamento.

Publicidade

Quem diria? Os mesmos seres que conseguem prolongar a própria expectativa de vida a cada geração, que desenvolveram tecnologias complexas capazes de acabar com a crença no “impossível”, que lotam academias e clínicas crentes de que controlam a própria saúde, estão agora encurralados nos limites de seus aposentos pela imprevisibilidade de uma coisa nova, para a qual não há vacina, nem remédio e sequer muitas explicações. As notícias nos assombram: nos Estados Unidos, maior economia do mundo, não há leitos para fazer frente à iminente escalada de infectados; na Itália, o governo já cogita deixar quem tem mais de 80 anos à própria sorte, enquanto outros países, incluindo o Brasil, tentam recuperar o atraso e convencer os terraplanistas a saírem das praias.

Publicidade

Moral da história: somos espertos, sim, mas nem tanto. A pandemia, aliás, também derruba alguns dos paradigmas aos quais insistimos em nos apegar na existência em sociedade. Quer dizer, o vírus não está interessado em quem somos (ou em quem pensamos que somos): pega do assalariado anônimo do metrô ao general do Palácio do Planalto. Vícios e preconceitos que reproduzimos no dia a dia simplesmente caem diante de uma peste. É como diz a genial canção Roda, de Gilberto Gil: “Se morre o rico e o pobre/ Enterre o rico e eu/ Quero ver quem que separa/ O pó do rico do meu.”

Talvez no futuro, quando os dias que vivemos estiverem nos livros, entenderemos que a crise da Covid-19 serviu exatamente para isso: pôr à prova a nossa sabedoria e dignidade. Até porque, muito mais do que o saber científico e político, o que vai fazer a diferença nesse momento é o nosso saber individual – a maturidade de respeitar as orientações oficiais, o bom senso de não estocar mercadorias sem necessidade, a solidariedade com os mais suscetíveis, a sensibilidade dos empregadores em relação aos empregados, a responsabilidade de não passar adiante informações duvidosas, a inteligência de não perder tempo com disputas ideológicas. Afinal, como bem diz um conhecido provérbio, quando o jogo de xadrez acaba, o rei e o peão vão para a mesma caixa. Ironicamente, trata-se de um provérbio chinês.

Publicidade

(Por prezar pela saúde dos meus pais, ambos com mais de 60 anos, abrirei mão de abraçá-los neste domingo, quando completam quatro décadas de casamento. Não vai ser fácil, mas precisa ser feito. Pai, mãe, obrigado por tudo. Amo vocês!)

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.