TRIBUNA 04/10/2020 09h40

O aquecimento nas redes

Nas últimas semanas, a maioria dos prefeituráveis vem publicando vídeos nos quais eles antecipam o tom de suas campanhas

Enquanto não começa a propaganda na TV e no rádio, os candidatos a prefeito aquecem nas redes sociais. Nas últimas semanas, a maioria dos prefeituráveis vem publicando vídeos nos quais eles antecipam o tom de suas campanhas. A coluna analisou alguns.

Em um vídeo divulgado no Feriado Farroupilha, Alex Knak (MDB) aparece praticando tiro de laço, em uma tentativa de se apresentar como alguém apegado a desafios. Em tom solene, a narração feita por ele mesmo faz uma analogia com a eleição. “Sempre com o cavalo encilhado na boca do brete. Se aproxima agora um desafio ainda maior”, diz.
 

Foto: Reprodução


Publicado no dia 29, a peça mostra Carlos Eurico (Novo) ao lado da esposa e filhos, depois em uma mesa de escritório na qual aparece escrevendo em um tablet e, por fim, vestindo um terno, o que confere uma imagem de técnico e conectado com tecnologia e inovação. Na narração, defende uma “gestão de excelência”.
 

Foto: Reprodução


Em um vídeo publicado no dia 27, Frederico de Barros (PT) exalta a renovação e a participação popular na gestão municipal. O candidato se apresenta como alguém cansado “da política de sempre” e “dos mesmos nomes e famílias”. Ao final, aparecem eleitores citando demandas como melhorias no abastecimento e oportunidades de empregos.
 

Foto: Reprodução


Em um vídeo no qual apresentou o seu jingle de campanha, Helena Hermany (PP) é mostrada em meio a eleitores nas ruas, na tentativa de exaltar a sua relação com as comunidades. A letra faz referência a sua experiência e atuação na área social. Buscando contrapor-se ao discurso pró-renovação, a peça começa com a frase “O futuro é cuidar da gente.”
 

Foto: Reprodução


Publicado essa semana, um vídeo mostra Jaqueline Marques (PSD) e integrantes de sua equipe em volta de uma mesa de reuniões, e depois consultando um livro sobre gestão pública, o que transmite uma ideia de perfil técnico. Depois, ela exalta feitos de sua gestão à frente da Secretaria de Educação e faz comparações com governos anteriores.
 

Foto: Reprodução


Também publicado essa semana, o vídeo com o jingle de campanha de Mathias Bertram (PTB) mostra o candidato ao lado da família e circulando em ambientes da zona rural e da cidade. A letra apresenta-o como “honesto, simples e competente”, além de “boa gente”, na tentativa de valorizar o seu perfil.
 

Foto: Reprodução


*O candidato Irton Marx não divulgou nenhum vídeo até agora.

LEIA MAIS COLUNAS DE PEDRO GARCIA