Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Segurança

Cães são novidade no policiamento da Oktoberfest

O policiamento da 32ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul conta com um reforço desde a noite dessa terça-feira. Um dos quatro cães que vêm sendo treinados para atuar junto ao Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar passou a circular pelo parque. Buddy, um pastor alemão de 1 ano e 2 meses, participou do policiamento nas áreas internas e externas. Os cães são adestrados para o uso policial em técnicas de abordagens, faro, segurança em grandes eventos e controle de distúrbios, entre outros casos.

“É um serviço que vem para suplementar o policiamento. Ele se enquadra bem nessas leis, de uso de instrumento não letal, e entra como um instrumento de menor potencial ofensivo. Ao invés do policial ter que usar da arma letal, ele pode lançar o cachorro e imobilizar o agressor, o criminoso”, diz o sargento Carlos Moisés Savian. O emprego do animal se torna ainda mais importante, explica, em um período no qual há redução de efetivo. 

Para poder atuar no policiamento com a presença do cão, o brigadiano também precisa passar por um treinamento específico em cinotecnia (que ensina a entender o comportamento e as características dos cães).  O curso é ministrado por instrutores da Brigada Militar, do Exército Brasileiro e da Susepe. “O cão e o policial são um só no serviço.” O animal também serve de proteção aos policiais. “Em alguma ocorrência, onde se tenha que manter um perímetro, o cão pode proteger a guarnição para que efetuemos nosso serviço.” 

Publicidade

Além de Buddy, a Brigada Militar mantém mais três cães em fase de treinamento. A meta é empregá-los em outros eventos e também no policiamento diário, com a criação de uma patrulha especial para operações com cachorros. No futuro, o objetivo é também contar com animais farejadores para a localização de narcóticos. “Não tem nenhum instrumento que seja mais eficaz do que o cão para achar entorpecentes”, afirma o sargento.

Onde registrar ocorrências

Além da atuação de mais de 150 policiais militares durante a Festa da Alegria, a Polícia Civil também está presente no parque. Uma delegacia foi instalada para garantir mais segurança aos visitantes. 30 agentes e quatro delegados se revezam no atendimento. Somente os casos de flagrante serão remetidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). 

Publicidade

Nos dias de semana, a delegacia funcionará das 19 até as 2 horas. Já nos fins de semana, o espaço atenderá das 14 horas até o fechamento do parque. Além disso, policiais da Defrec e Delegacia de Polícia de Venâncio Aires estarão presentes durante os shows nacionais, eventos que reúnem o maior número de visitantes durante a Oktoberfest.

DICAS

A Brigada Militar reforça as orientações aos visitantes para que adotem medidas capazes de minimizar os casos mais registrados pela polícia, como perdas de documentos e furtos (de celular, carteira e outros objetos). A BM tem distribuído um folheto explicativo. Confira algumas dicas.

Publicidade

  • Leve o mínimo de pertences para o parque e fique atento.
  • Tome cuidado ao usar o celular. 
  • Não use pertences como joias, que chamem a atenção. 
  • Limite-se a levar somente um documento com foto. 
  • Se possível, não leve mais que um cartão bancário, nem somas mais altas em dinheiro. 
  • Caso encontre alguma criança dentro do parque que esteja perdida, procure imediatamente um policial militar para que ele acione os responsáveis. 
  • Dentro dos veículos estacionados, evite deixar bolsas e outros pertences expostos. Isso atrai a atenção dos ladrões.  
  • Tome cuidado redobrado e paciência com o trânsito. O fluxo de pedestres costuma ser intenso durante a festa. Fique atento para evitar casos de atropelamentos.

O canil

Conforme o capitão Daniel Mello, comandante da 1ª Companhia da Brigada Militar, a estrutura do canil ainda está sendo finalizada. Ele ressaltou que o trabalho é executado com o apoio da comunidade. “Temos muitos voluntários envolvidos e recebemos doações.” Em breve, o canil será inaugurado oficialmente. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.