Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Investigação

PF e Receita Federal investigam fraude a importações

Uma operação para desarticular um esquema de fraude a importações foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) e a Receita Federal na manhã desta terça-feira, 25, em cinco cidades do Rio Grande do Sul e também Itajaí, em Santa Catarina. A operação Elipse tem o intuito de cumprir dez mandados de busca e apreensão em Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Guaíba, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Itajaí.

São investigados US$200 milhões em operações de importação suspeitas. A denominação “Elipse” caracteriza como figura de linguagem que consiste na omissão de um ou mais termos de uma operação, mas que são facilmente identificadas a partir do contexto do texto. 

De acordo com a Polícia Federal (PF), a fraude é praticada por um grupo empresarial especializado em comércio internacional que visa beneficiar companhias que atuam no mercado brasileiro.  O esquema possibilita a sonegação do Imposto sobre o Produto Industrializado (IPI) e sonegam pagamento do tributo.

Publicidade

As empresas intermediárias têm sede em estados que possuíam benefícios nos pagamentos de Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), e faziam a importação dos produtos, propiciando o pagamento de uma alíquota menor de imposta estadual. Os investigados responderão por descaminho e evasão de divisas. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.