Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Julgamento por morte de moradores de rua é anulado

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, anulou nessa semana o julgamento de Rosimeri dos Santos, 45 anos, que foi condenada a pena de 20 anos de reclusão pelo júri popular de Santa Cruz do Sul. O crime aconteceu em 28 de novembro de 2014, em uma casa abandonada na Rua Thomaz Flores, no Centro. Os corpos de Jair José Lopes, 46 anos, e Orlando dos Santos, 52 anos, foram encontrados sob o assoalho da residência. Outras três pessoas também respondem pelos assassinatos. 

A ré foi submetida ao júri popular, em agosto desse ano, pelos dois homicídios qualificados e por ocultação de cadáver. Após a sentença, ela recebeu o direito de recorrer em liberdade. Os advogados Ezequiel Vetoretti e Roberto Vanderli Kist, que foram nomeados pela juíza Márcia Inês Doeber Wrasse para atuar na defesa de Rosimeri, recorreram ao Tribunal de Justiça. Eles alegaram que, durante o julgamento, o Ministério Público pediu o reconhecimento de uma qualificadora por um motivo diferente daquele que constava na denúncia. 

Segundo Vetoretti, a promotoria alegava na denúncia que a briga, que resultou nos crimes, teria iniciado por conta de uma dívida. No entanto, no julgamento, a acusação apresentou outra motivação para Rosimeri ter participado das mortes. A defesa também argumentou que não havia provas nos autos que confirmassem qualquer uma das duas motivações apresentadas pela acusação. 

Publicidade

Os desembargadores da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, por unanimidade, acolheram a tese da defesa e reconheceram que o motivo apresentado pelo Ministério Público, e acolhido pelo Conselho de Sentença, não tinha respaldo nas provas dos autos. Por isso, nessa quarta-feira, 14, foi declarada a nulidade da decisão e determinaram que a ré seja submetida a novo julgamento pelo Tribunal do Júri de Santa Cruz do Sul. Ainda não há nova data para a realização do júri. Outras três pessoas também devem ir a julgamento pelas mortes de Jair e Orlando. Jair teria sido espancado, enquanto Orlando foi atingido por uma facada no peito e também pauladas na cabeça.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.