Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Criminalidade

Santa Cruz tem 4 mil veículos levados em dez anos

Em dez anos, Santa Cruz do Sul teve 4.044 registros de furtos ou roubos de veículos. Do início de 2007 ao fim de 2016, foram registrados 3.626 furtos e 418 roubos. A média é de, pelo menos, um caso por dia. É o que apontam os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. No último fim de semana, pelo menos cinco veículos foram furtados em Santa Cruz do Sul. Um deles foi recuperado nessa segunda-feira, pela Brigada Militar

A prática de exigir resgate em dinheiro por carros furtados é apontada pela polícia como um dos principais fatores que contribui para elevar o índice desse tipo de delito no município. Os criminosos levam o veículo e exigem um pagamento para devolvê-lo. Em média cobram cerca de R$ 1 mil dos condutores. Os policiais orientam os proprietários a não cederem a esse tipo de extorsão. O indicado é procurar a polícia e registrar o furto. Além de não ter garantia de que terá o carro de volta, quem paga pelo resgate pode ser vítima de outros crimes, como assaltos.

O ano de 2015 foi o que apresentou o maior índice de furtos em Santa Cruz do Sul, com 644 casos, numa média de 12 por semana. No ano passado, os registros caíram para 547 furtos. Para o comandante do 23º Batalhão da Brigada Militar, major Paulo Nascimento, as ações específicas voltadas a coibir esse tipo de prática, por meio do programa Avante, tiveram impacto positivo. “Nós conseguimos identificar onde estavam acontecendo os casos e agir em cima disso”, explicou.

Publicidade

Ainda assim, o índice registrado é bastante superior a anos anteriores. Em 2014, tinham sido 318 registros, menos da metade do que no ano seguinte. Somente em 2015 e 2016 foram registrados 1.289 casos de furtos e roubos, 32% dos registros totais. Os roubos de veículo tiveram aumento em 2016, com 62 registros. No ano anterior tinham sido 36 assaltos para levar veículos.

Outros municípios

Embora os índices de furtos sejam elevados no município, em comparação com outras cidades, os roubos de carros tem registros bem inferiores. Cachoeirinha, na Região Metropolitana, também com 126 mil habitantes, foram cerca de 679 furtos a menos do que Santa Cruz, com 2.947 casos em dez anos. Já os roubos apresentam índice bem superior, com 3.394 casos, 2,9 mil a mais do que em Santa Cruz.

Publicidade

O município de Passo Fundo, por exemplo, que tem cerca de 70 mil habitantes a mais, registrou 7.847 casos, sendo 2,6 mil roubos e 5,2 mil furtos. O número de furtos no ano passado foi de 597, enquanto em Santa Cruz do Sul foram 547. Em 2015, o município teve dez casos de furtos a menos que Santa Cruz do Sul. Nos anos anteriores Passo Fundo teve registros superiores a Santa Cruz. Já Uruguaiana, na Fronteira, com 3 mil habitantes a mais que Santa Cruz, os registros de furtos foram bem inferiores, com 1.146 casos em dez anos.

Furtos recentes

Até a noite dessa segunda-feira, seguiam desaparecidos pelo menos quatro veículos furtados entre sexta e domingo, em Santa Cruz. Uma Honda CG Titan verde, de placa IKM4543, foi levada da Rua Senador Pinheiro Machado. Um Corsa Wind, de placas IJJ9682, desapareceu da Rua Capitão Pedro Werlang, no Bairro Higienópolis. Um Gol prata, de placas IFD2901, foi levado da Rua Ramiro Barcelos, no Centro. Na tarde de sexta-feira, uma Honda Fan preta, de placa IOB 0986, foi levada de dentro do pátio de uma casa, no Bairro Universitário. Quem tiver informações sobre o paradeiro dos veículos deve entrar em contato com a Brigada Militar, pelo 190, ou com a Polícia Civil, pelo 197. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.