Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Segurança

Santa Cruz poderá ter 71 guardas no policiamento

Santa Cruz do Sul pode ser mais um município do Estado a investir no emprego de guardas municipais no policiamento. A proposta será discutida com a Brigada Militar e a Polícia Civil, para definir como os 71 servidores podem auxiliar na segurança. Atualmente, os agentes têm suas atividades limitadas à manutenção do patrimônio público. O tema foi debatido ontem com os guardas no Centro Integrado. Na reunião, também foram apresentados novos integrantes da área da segurança pública. 

Segundo o secretário de Segurança, Cidadania, Relações, Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany, a intenção é expandir as atividades da Guarda e permitir que ela esteja mais presente nas ruas. “Nós precisamos ter esse entendimento, junto com a BM e a Polícia Civil, do que a Guarda pode oferecer a mais na estrutura de segurança do município, observando os limites constitucionais de cada instituição.” A possível alteração nas funções foi considerada positiva pelos guardas municipais na reunião. 

A proposta será pauta do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que deve voltar a se reunir neste mês. A mudança, na visão do secretário, faz parte do processo de municipalização da segurança, assim como já acontece em outras áreas, como saúde e educação. Com esse intuito, será elaborado o Plano Municipal de Segurança. “Existe a necessidade de criar esse protocolo, para que a gente possa dar uma resposta maior à comunidade, no momento em que a gente vive uma crise de insegurança.”

Publicidade

Uma das metas é cumprir a lei 13.022, de 2014, que concede aos guardas funções de policiamento. Atualmente, o trânsito é uma das áreas nas quais a atuação da Guarda é limitada. Uma das possibilidades é que os agentes iniciem as atividades com policiamento ostensivo na área central. A forma como isso será feito precisará ser debatido com os outros órgãos de segurança. A Prefeitura pretende dar início neste ano à construção de uma nova sede para a Guarda Municipal.

Funções

Durante a reunião foram apresentados os responsáveis por cargos da área da segurança no município. São eles: o diretor de segurança, Tiago Baggiotto; o coordenador de segurança, Robson Moura; o coordenador da Defesa Civil, tenente Joaquim Barbosa; o coordenador da Guarda Municipal, Estor Luiz Iochims; o corregedor da Guarda Municipal, Cesaro Carlos Soares; e o ouvidor da Guarda, Laone Laerte Emmel.

Publicidade

ENTENDA

–  Quatro mulheres e 67 homens integram a Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul, que completará 21 anos em maio. Em dezembro, o Município entregou aos guardas 24 coletes balísticos que, somados aos que já eram usados, garantem proteção a todo o efetivo. A maioria do efetivo possui porte de arma. Ao longo do ano passado, o órgão recebeu também revólveres de calibre 38 e pistolas de dispositivo elétrico. 

–  Atualmente, os guardas são responsáveis pela proteção e segurança do patrimônio público municipal. Eles fazem rondas diárias na área urbana. Os servidores também são responsáveis pelas rondas nas escolas e a ronda social, na qual percorrem praças do município para verificar se há pessoas em vulnerabilidade. Estas são encaminhadas, quando necessário, ao albergue, onde podem pernoitar. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.