Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

BM captura traficante foragido há seis meses

ATUALIZADO ÀS 18H50

A Brigada Militar de Santa Cruz do Sul capturou na tarde desta terça-feira, 14, Lucas Eduardo Machado, o Belo, de 26 anos. Ele estava foragido desde setembro do ano passado, quando escapou do Presídio Regional. O traficante foi preso em uma residência, no Bairro Bom Jesus. Antes de retornar para a região, segundo a polícia, ele esteve escondido no Mato Grosso do Sul, na divisa com o Paraguai.

Por volta das 16 horas, a BM capturou Belo na casa de familiares, na Rua Amazonas. Desde a última sexta-feira, a polícia tinha informações de que ele teria retornado para Santa Cruz do Sul. Nesta terça-feira, policiais do Setor de Inteligência confirmaram que ele estava na casa, que já vinha sendo monitorada. Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE) prendeu o foragido. Belo não resistiu à prisão. Não foram encontradas drogas ou armas na moradia.

Publicidade

Conforme o capitão Daniel Mello, a polícia sabia há cerca de um mês que Belo estaria voltando para o Estado. “Se tinha muita informação a respeito do paradeiro dele. Inclusive ele andou no exterior, em países limítrofes com o Brasil, como Paraguai e Bolívia. Nós iniciamos um trabalho de inteligência, de rede, com a cooperação de outras forças policiais, e conseguimos nos últimos dias a confirmação de que ele estava de volta nos lugares conhecidos dele, de familiares, em Santa Cruz”.

Segundo a polícia, Belo era considerado um dos elos na região da facção Os Manos, que vem comandando o tráfico de drogas em Santa Cruz do Sul e em outros municípios próximos. “É importante mencionar que ele é uma peça chave de todo o negócio do tráfico de drogas aqui na região. Essa prisão hoje traz um importante benefício para a sociedade. É um duro golpe nessa organização criminosa. Eles são responsáveis inclusive pelas últimas mortes, por acerto de contas do tráfico.”

Em junho do ano passado, ele foi preso em uma operação conjunta da Brigada Militar e da Polícia Federal, com 20,8 quilos de cocaína pura, em Passo do Sobrado. Três meses depois, no entanto, escapou do Presídio Regional junto com outro apenado. Neste período em que esteve fora da cadeia, ele teria participado das ações da facção criminosa, já que o líder do grupo na região segue preso.

Publicidade

Antes de regressar para Santa Cruz do Sul, segundo a polícia, Belo esteve escondido em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, na divisa com a cidade paraguaia Pedro Juan Caballero. A prisão é considerada pela polícia como importante no enfrentamento ao tráfico. “É importante que a mesma população saiba que a Brigada está fazendo esse trabalho e esse trabalho não se encerra só nessa ação de hoje. É resultado de um árduo trabalho, de alguns meses”, afirmou Mello.


Foto: Rodrigo Assmann

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.