Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Violência

‘Eles iam esfaquear a gente ali’, conta vítima de assalto em semáforo

A ousadia de dois assaltantes levou a dupla ao presídio na noite desta quarta-feira, em Santa Cruz do Sul. Os criminosos atacaram um casal, a poucos metros da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), na esquina das ruas Ernesto Alves e Fernando Abott, no Centro. Ao perceber que um dos bandidos partia para cima dele com uma faca, o motociclista reagiu para se defender, enquanto a mulher correu para pedir ajuda. Os dois acabaram presos pelos policiais civis logo depois.

Elton André Terres de Oliveira, 47 anos, voltava das aulas da auto-escola, por volta das 20h30, quando foi abordado pela dupla na Avenida Paul Harris. Ele já estava próximo da academia, onde a mulher, Janete da Silva Oliveira, 32 anos, lhe aguardava. Os dois assaltantes se aproximaram e tentaram cercar a vítima. “Eles pediram o telefone e dinheiro”. Elton saiu correndo em direção à academia, onde contou à mulher o que tinha acontecido. No local, estava estacionada a motocicleta do casal.

Com receio de que pudesse encontrar a dupla no trajeto de volta, retirou o cabo de aço, que usa como tranca para a motocicleta, e entregou para Janete, que seguiria na carona. Logo depois, quando se aproximavam do semáforo, na esquina da Rua Fernando Abott com a Ernesto a Alves, o condutor enxergou a dupla do outro lado da rua. “São eles de novo”, avisou Elton. “Nós paramos quando fechou o sinal. Ele veio puxando a faca e o outro veio em seguida. Eles iam esfaquear a gente ali na moto. Quase caímos”, contou Janete.

Publicidade

Assim que percebeu o que ia acontecer, a catadora de materiais recicláveis saltou da motocicleta . “O cara já veio querendo nos esfaquear. Não deu tempo nem de desligar a moto. A hora que a moto foi para parar eu saí de cima e já alcancei o cabo de aço pra ele. Eu me assustei porque achei que ele podia ter um revólver. Comecei a gritar porque tinha mais gente passando e corri na delegacia, que era ali pertinho. Naquilo ele saiu brigando os caras.”

Além da faca que estava com um dos criminosos, o outro ameaçava a vítima com uma garrafa. “A audácia deles, praticamente na frente da polícia”, comentou o Elton, que trabalha como vigia. Enquanto Janete tentava pedir socorro, ele procurava se defender do quarto assalto que sofre nos últimos anos. “Eu nem vi quando ela foi. Nem o capacete tinha tirado. Eu gritava ‘vocês vão assaltar quem?’ Acho que eles acharam que era uma mangueira que eu tinha na mão. Eu bati nele com o cabo de aço e ele não queria correr. Na segunda vez, ele saiu meio mal. Eles correram para trás da Delegacia”.

“Eu fiquei mais aliviada quando pegaram”

Publicidade

Desesperada, Janete correu na direção da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde pediu ajuda aos policiais. “Eu entrei gritando na delegacia, de tão apavorada que eu tava. Dei as características e disse que tinham descido naquela direção. Daí eles pegaram a viatura e saíram”. Os criminosos tinham escapado em direção à Travessa Vereador Walter Kern, nos fundos da delegacia.

Capturados pelos policiais civis, Alcemir Lizandro Soares, 31 anos, e Paulo Rogério Rodrigues, de 35 anos, foram reconhecidos pelas vítimas como os autores do crime. Os dois foram presos em flagrante por roubo a pedestre e encaminhados ao Presídio Regional. “Eu fiquei mais aliviada quando pegaram”, disse Janete.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.