Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Polícia recupera gaita considerada relíquia por dono

Há 57 anos, quando tinha apenas 11 de idade, Cláudio Bergenthal recebeu de presente do pai uma gaita. O instrumento com 48 baixos foi comprado em Serafina Corrêa. Quase seis décadas depois, o filho passou por um susto nesta semana. Ao retornar para casa, em Cerro Alegre Alto, no interior de Santa Cruz do Sul, descobriu que a moradia havia sido arrombada e a gaita foi levada pelos ladrões. Um dia após registrar o caso, no entanto, veio a boa notícia. A Polícia Civil tinha recuperado sua gaita.

“Não é uma gaita, é uma relíquia”, define Bergenthal. O patrão do CTG Estância Alegre admite que não toca o instrumento, mas, ainda assim, ele era guardado pelo valor sentimental. O pai, Paulo Bergenthal, apreciador da música, costumava emprestar os instrumentos para alguns gaiteiros. Quando descobriu que a gaita havia sido levada, o aposentado se arrependeu de não ter presenteado o neto, de 6 anos, assim como fez seu pai. “Meu netinho sempre me pede a gaita”. Com o instrumento de volta à família, o avô espera agora que o menino complete mais alguns aniversários para então poder receber o presente.

A gaita foi recuperada durante o cumprimento de mandados pela equipe da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec). Os policiais estiveram em um casa, no Bairro Faxinal Menino Deus, onde já tinham cumprido mandados na semana anterior e desconfiaram que a gaita poderia ser furtada. O material foi apreendido ainda durante a manhã de quarta-feira. Só durante a tarde é que Bergenthal comunicou o caso à polícia.

Publicidade

Na manhã desta quinta-feira, os policiais fizeram contato com a vítima para que fosse até a Defrec. Além da gaita, também foi recuperada uma faca, que havia sido furtada da residência. “Eu queria agradecer muito aos policiais. Eu sei que eles trabalham todo dia nisso, em furtos, assaltos. Eles cumprem um papel social muito importante”, disse aos agentes.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.