Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Assalto faz até o Batman pensar em desistir

Batman pensou em abandonar as ruas de Santa Cruz do Sul. A figura pitoresca, que tem chamado a atenção ao circular pelo município desde o início do ano, se tornou mais uma vítima dos criminosos. Volmar Linhares, 46 anos, o sonhador que vive por trás da máscara negra do super-herói, seguia para casa, no Centro, na semana passada, quando foi abordado por uma dupla em uma motocicleta. Levaram um celular, que era usado por ele  para divulgar as ações pelas redes sociais.

“Não é brincadeira. Passa o celular”, anunciou o assaltante, que apontava um revólver para o rosto de Linhares. A dupla partiu logo depois, na moto, com o telefone roubado. O crime deixou o herói desolado. “Pensei em desistir de tudo isso. A ideia era que fosse uma brincadeira, para alegrar as pessoas, aliviar o estresse. E tava dando certo até agora”, conta, na pensão onde mora. 

Na vida real, Linhares trabalha como jardineiro, mas sonha em um dia ter seu trabalho como desenhista reconhecido. Desde os 13 anos, o rio-pardense se dedica aos desenhos. Atualmente, produz livros infantis inspirados no Batman. Mas até hoje não conseguiu patrocínio para suas obras. Há cinco meses, como forma de superar problemas pessoais e pelos gosto por desenhos, decidiu se fantasiar de super-herói e sair pelas ruas divulgando seu trabalho. 

Publicidade


Volmar Linhares é o sonhador que vive por trás da máscara negra do super-herói. Foto: Bruno Pedry.

A escolha de Batman como o personagem que daria vida não foi por nenhum motivo nobre. “Era a fantasia que dava para comprar”, confidencia. A roupa foi paga em três prestações suadas. Mas quando passou a circular pelas ruas, percebeu o poder que tinha ao representar um super-herói. Com ela, era capaz de quebrar as barreiras da desconfiança. “Comecei a pegar a simpatia das pessoas. Recebo muitos abraços. Uns quantos passam emburrados e quando me veem já riem. As crianças também ficam alegres, tiram fotos”, diverte-se. 

Após o assalto, no entanto, o super-herói só voltou às ruas neste fim de semana. Já havia se comprometido a participar das atividades da gincana em Vera Cruz. Sempre que saía com a fantasia, ele costumava fazer registros com fotos e vídeos com seu celular. Até o momento, ainda não pode adquirir outro. “Tá difícil. Os policiais se esforçam para prender, mas não adianta”. Mas Batman garante que, apesar de tudo, não guarda rancor de ninguém. “Só quero levar coisas boas para as pessoas”.  Sobre todos que praticam o mal, só espera uma coisa “que eles mudem”. 

Publicidade

Mobilização de amigos 

O roubo do celular gerou uma mobilização entre os amigos de Batman, que por enquanto não tem condições de adquirir outro. Pelas redes sociais, passaram a se unir para comprar outro aparelho. Foi também por meio de amigos que ele conseguiu transformar sua bicicleta em uma batbike e ganhou um batmóvel de brinquedo.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.