Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estelionato

Polícia identifica em Santa Cruz golpistas da internet

Um grupo de estelionatários que vinha fazendo vítimas pela internet, em várias partes do País, foi identificado pela Polícia Civil de Santa Cruz do Sul. Os golpistas entravam em contato por email no lugar de um site que realiza compras e vendas. No fim, com o uso de nomes e endereços falsos, eles ficavam com os objetos sem pagar nada por eles. Os criminosos foram identificados depois que um paulista fez contato com os policiais. Parte dessas cargas foi interceptada e apreendida pelos investigadores. Estima-se que eles vinham aplicando o golpe há, pelo menos, três meses.

Há pouco mais de duas semanas, uma das vítimas fez contato com o delegado Alessander Zucuni Garcia, da 2ª Delegacia de Polícia. O morador de São Paulo tinha percebido que a filha havia sido vítima de um golpe. Ela tinha enviado um celular para Santa Cruz do Sul, acreditando que era uma compra realizada pelo site. Mas na verdade era um golpe. A partir do caso dele, a polícia descobriu que outras pessoas também tinham sido lesadas da mesma forma.

Naquela mesma semana, os policiais conseguiram apreender dez caixas com produtos, no momento em que estavam sendo entregues em um endereço no Bairro Piratini. Um rapaz, que recebia os produtos, foi encaminhado para ser ouvido. À polícia, ele relatou que ele mesmo teria aplicado o golpe. A polícia acredita, no entanto, que outras pessoas estariam envolvidas no esquema. Ao longo da investigação os policiais fizeram buscas em mais dois endereços onde também estariam sendo entregues e armazenados os produtos, nos bairros Schulz e Ana Nery.

Publicidade

Mais três pessoas foram identificadas e ouvidas pelos policiais nessas duas semanas. Outras duas jovens, moradoras do Bairro Ana Nery, confirmaram que recebiam um valor em dinheiro para que as mercadorias fosse entregues para elas em suas casas. Depois, segundo o relato das investigadas à polícia, os itens eram repassados a um outro estelionatário, morador do Bairro Schulz. O jovem se recusou a falar à polícia sobre o caso. Com ele foram apreendidos mais alguns eletrônicos.

Ao todo, os policiais apreenderam 17 caixas com produtos que foram enviados por vítimas de São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Santa Catarina e de outros Estados. Eles interceptaram essas cargas por meio do contato com os Correios, que realizariam as entregas. Entre os itens estão diversos smartphones, notebooks, câmeras digitais, óculos de realidade virtual e outros itens. Os policias estão agora fazendo contato com as vítimas para informá-las que foram alvo de um golpe e devolver os produtos.

Vítima percebeu golpe

Publicidade

Um morador de São Paulo percebeu em um sábado a noite que a filha havia sido vítima de um golpe pela internet. A jovem havia anunciado o aparelho em um site e recebido um email informando que a compra tinha sido realizada e o endereço do comprador. Quando se deu conta do golpe, o envio já tinha sido feito um dia antes pelo Correio. Foi nesse momento que eles decidiram fazer contato com a polícia em Santa Cruz do Sul, em busca de ajuda. Eles pretendiam impedir que o aparelho fosse entregue ao estelionatário.

Em poucos dias, eles tinham o telefone de volta em casa, recuperado pelos policiais, que conseguiram interceptar a carga no momento em que era entregue. “O bacana dessa história é que nós conseguimos ter nosso produto de volta e conseguimos ajudar outras pessoas”, afirmou o pai da vítima, que preferiu não ser identificado. O paulista ficou surpreso com a agilidade do resultado da investigação. “Eu fiquei impressionado. Queria mostrar que ficamos gratos com isso. Quando o trabalho é bem feito, acho que temos que elogiar também”.

O golpe

Publicidade

Os estelionatários aplicavam o golpe em vítimas que tinham produtos anunciados no Mercado Livre. Elas enviavam um email se passando pelo site, no qual afirmavam que a compra tinha sido efetuado e informavam um endereço para o qual deveria ser encaminhado o produto. Antes de se darem conta de que o produto não tinha sido realmente vendido pelo site, as vítimas faziam o envio pelos Correios. Elas indicavam nomes falsos para receber os produtos, como forma de evitar de serem identificadas. 

Os alvos

As principais vítimas dos estelionatários eram pessoas que estavam realizando vendas por meio do site pela primeira vez. No próprio site é possível saber quantas vendas foram feitas. Os produtos eram eletrônicos, com valores de cerca de R$ 1,5 a R$ 2,5 mil. A polícia ainda averigua qual o destino que era dado a esses produtos. Uma das possibilidades é que eles fossem comercializados novamente pela internet. 

Publicidade

Os golpistas

Segundo o delegado Alessander Garcia, os golpistas identificados até o momento são jovens, moradores de Santa Cruz do Sul, com conhecimento em compras e vendas pela internet. Produtos foram apreendidos na residência de um dos suspeitos. A polícia tenta identificar se eles também são oriundos desse golpe. Por enquanto, conforme o delegado, ainda não foi decretada nenhuma prisão. A polícia ainda não concluiu a investigação e tenta identificar outros possíveis envolvidos. Os criminosos devem responder por estelionato. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.