Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Crimes

Dono de distribuidora fazia a limpa em residências de Santa Cruz

A investigação de uma série de furtos em residências em diferentes áreas de Santa Cruz do Sul levou a Polícia Civil a identificar o dono de uma distribuidora de gás como autor desses crimes. Ele não teve o nome revelado pela delegada Ana Luísa Aita Pippi, da 1ª Delegacia de Polícia, que deverá indiciá-lo por furto qualificado.

Segundo apurou 1ª DP, o suspeito se aproveitava da profissão para ter acesso às casas e evitar ser descoberto. Parte dos itens furtados teria sido vendida pela internet. A investigação busca agora identificar os proprietários de objetos que foram apreendidos nas buscas. 

Os policiais chegaram até o revendedor durante a investigação de furtos em Linha João Alves, Linha Santa Cruz, Pinheiral, Rio Pardinho, entre outras localidades do município. A suspeita é de que ele também tenha agido em Vera Cruz. Não se descarta que o suspeito viesse cometendo esses crimes há mais tempo. Para os furtos, ele utilizava os carros da distribuidora de gás – uma Montana e um Honda Civic, ambos de cor prata. 

Publicidade

A partir das descrições dos veículos e também com algumas imagens de câmeras, a polícia chegou ao suspeito. Também havia despertado a atenção o fato de que o ladrão, em vários casos, furtou também botijões de gás. Segundo a polícia, ele revendia esses mesmos botijões em sua distribuidora, por um preço mais acessível. 

De acordo com a delegada, o criminoso agia sozinho e utilizava os carros para carregar os produtos furtados. Em um dos casos, no fim de março, em Linha João Alves, as vítimas tinham se mudado para a casa há apenas uma semana. Alguns produtos novos estavam embalados quando foram levados. “O que ele pudesse carregar ele ia levando”, afirma a delegada. 
Na residência dele, no Bairro São João, os policiais apreenderam objetos oriundos desses furtos. Parte deles foi reconhecida, mas alguns ainda dependem de identificação. O revendedor prestou depoimento na companhia de um advogado, mas se negou a falar sobre os casos.

SAIBA MAIS

Publicidade

Para reconhecer 

Vítimas de furtos em residências que reconheçam os objetos apreendidos devem entrar em contato com a 1ª Delegacia de Polícia. A recomendação é que seja feito contato inicialmente por telefone, para agendar um horário para reconhecimento presencial. O contato pode ser feito em horário comercial, de segunda-feira a sexta-feira, pelo 3719 9937. 


Alguns produtos ainda não foram reconhecidos pelas vítimas | Foto: Maurício Cieibiz
 

Publicidade

Como agia

Os ataques aconteciam durante o dia, no horário em que as vítimas estavam no trabalho. Segundo a polícia, o criminoso chegava nas casas e verificava se havia alguém na residência. Caso houvesse, ele oferecia gás. Se não, podia cometer o furto. O ladrão arrombava portas ou janelas. Das moradias, ele levava produtos como televisão, som, botijão de gás, aspirador de pó, máquina de lavar e máquina de cortar grama, entre outros. Esses objetos eram carregados nos veículos da distribuidora de gás. O comércio dos itens furtados era feito pela internet.

Venda era feita pela internet 

Publicidade

O ladrão se aproveitava das redes sociais para vender os produtos. Na internet, segundo a investigação, ele acompanhava grupos de vendas. Ele não anunciava as mercadorias furtadas, mas quando percebia que alguém estava interessado em algum item, fazia contato diretamente com o possível comprador. Assim, conseguia repassar os objetos sem levantar suspeitas. 

Em um dos casos, o criminoso teria atacado a residência de um dos seus clientes do gás. Depois, segundo a polícia, ele ainda tentou vender uma televisão, também furtada, para a mesma vítima. Parte dos produtos furtados ainda foi apreendida com o suspeito.

Publicidade

Investigadores tentam identificar donos de joias

Outra investigação da 1ª Delegacia de Polícia, também sobre furtos em residências de Santa Cruz do Sul, levou à apreensão de bijuterias, joias e relógios. Parte desses produtos ainda não foi identificada. Os policiais identificaram uma dupla como responsável por esses ataques a residências, principalmente nos bairros Higienópolis, Jardim Europa e Universitário. 

Segundo a investigação,  o foco desses criminosos eram principalmente objetos de menor volume, como joias e dinheiro. Um Monza era usado pelos ladrões para fugir após os furtos. Em março deste ano, a polícia chegou a prender por receptação um dos suspeitos, de 38 anos. Na casa dele, no Bairro Bom Jesus, foram encontrados objetos levados de uma moradia. 

Com o preso também foi apreendido um talão de cheques, furtado de um estabelecimento comercial, no Centro. Atualmente, ele responde em liberdade. Os objetos apreendidos permanecem na 1ª DP à espera de reconhecimento. “Precisamos que as vítimas que identificarem algum desses objetos entrem em contato”, salienta a delegada Ana Luísa Pippi.


Joias, bijuterias e relógios encontrados em moradia de suspeito | Foto: Maurício Cieibiz

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.