Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Investigação

Polícia prende maior traficante do Sul do Brasil

Durante um trabalho conjunto da Polícia Civil gaúcha e da Polícia Nacional do Paraguai, o maior traficante do Sul do Brasil, Neri José Soares, conhecido como Nazareth, 39 anos, foi preso. Ele foi capturado na cidade de Los Cadrales, no Paraguai, nessa sexta-feira, 14, procurado pelos crimes de tráfico de drogas e homicídio. O trabalho foi coordenado pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Denarc) e vinha sendo desenvolvido há um ano e sete meses. O traficante estava foragido da Justiça desde 2013. 

Contra Nazareth, havia mandados de prisão por tráfico de drogas e homicídio. De acordo com o Denarc, ele, radicado no Paraguai, era responsável por fornecer drogas a mais de uma facção do Rio Grande do Sul e também para fora do Estado.  Neri José Soares é natural de Candelária, mas se criou em Vila Nazareth, zona Norte de Porto alegre, por isso é conhecido como Nazareth. Entrou para o tráfico através de Jaime Picerno Kersting, o Lampião, morto em 2008, que liderava o tráfico na Vila. Com a prisão, Neri assumiu o tráfico do local. 

Ao sair de Porto Alegre, fixou moradia no Paraguai, onde negociava maconha com os plantadores. Em 2008 ganhou notoriedade após ser preso em Cachoeirinha pelo Denarc e apontado como o maior traficante de maconha da Região Sul do Rio Grande do Sul. Também em 2008, foi preso na investigação do sequestro e morte da viúva de Lampião, Sandra Naira dos Anjos da Silva e de um funcionário dela. Os corpos foram localizados em um poço de 15 metros de profundidade em Gravataí. Neri deixou a Penitenciária de alta Segurança de Charqueadas (Pasc) em 1º de fevereiro de 2013, quando foi colocado em liberdade condicional. 

Publicidade

O homem também foi apontado como o responsável por enviar toneladas de maconha para o Primeiro Comando da Capital (PCC), em São Paulo, e para a facção Amigo dos Amigos (Ada), no Rio. Também era acusado de vender fuzis AR-15 e metralhadoras antiáreas para criminosos cariocas.

Há um ano e sete meses a polícia monitorava as ações do traficante e, na quinta-feira, uma equipe da Denarc viajou para o Paraguai para o desfecho da Operação Cedrales. O nome foi dado por causa da localidade em que o traficante estaria instalado no Paraguai. Neri foi transferido na madrugada para Porto Alegre, ele chegou na Capital sob forte escolta. Inclusive com monitoramento de helicóptero, pouco antes das 8 horas. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.