Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Adolescente matou e gravou crime a mando do tráfico

A apreensão de um adolescente nesse fim de semana pela Polícia Civil em Santa Cruz do Sul expôs a banalização da violência por disputas no tráfico de drogas. O menor, de 17 anos, é apontado pela polícia como autor de três homicídios e suspeito de uma série de outros casos. Em pelo menos um dos assassinatos, ele foi identificado porque, no momento do crime, segurava em uma mão o revólver e na outra um celular para gravar a execução. Essa mesma arma foi encontrada a pelos policiais, assim como uma pistola. 

Quando os agentes chegaram na residência, no Bairro Faxinal Menino Deus, na manhã de sábado, o adolescente dormia com o revólver junto dele. A arma era a mesma usada, de acordo com a polícia, em um dos assassinatos que ele gravou. O vídeo mostra a invasão de uma moradia e o momento em que o rapaz executa a vítima. As imagens, por conta da violência, não serão divulgadas. 

Além das três mortes nas quais foi identificado pela Polícia Civil como o autor, ele é investigado por outros assassinatos. “A maioria dos casos tem ligação com o tráfico, com interesses da facção”, afirma o delegado Alessander Garcia, da 2ª Delegacia de Polícia. Nessas situações, pessoas com dívidas com traficantes ou que, de alguma forma, estariam prejudicando os interesses do grupo eram executadas. No entanto, segundo Garcia, o rapaz também cometia assassinatos por interesses próprios, não necessariamente a mando do tráfico. 

Publicidade

As gravações, acredita o delegado, eram uma maneira de o adolescente se estabelecer como alguém a ser temido no mundo do crime. Os vídeos também seriam um meio de prestar contas para a chefia do tráfico de drogas. “Em alguns casos, ele dizia que tinham pedido pra ele fazer o vídeo.” A frieza e a aparente tranquilidade do menor chamaram a atenção da polícia. “Parece que ele não está preocupado com a consequência desses atos”, observa. 

O fato de o jovem ser menor de 18 anos, acredita Garcia, pode ter contribuído para que cometesse os homicídios. Ele só poderá cumprir medidas como internação ou semiliberdade até, no máximo, os 21 anos. “A legislação nesse sentido é branda”, salienta. O delegado lembra que é usual das facções manter matadores responsáveis pelas execuções. “Daqui a pouco, alguém mais estará matando em nome do tráfico de novo”. O menor foi encaminhado para a Fundação de Atendimento Sócio Educativo (Fase).

Publicidade

O domínio violento da facção

Desde 2012, a facção criminosa Os Manos vem monopolizando o tráfico em Santa Cruz do Sul. Na região, o grupo é chefiado por um apenado, transferido para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) após a descoberta de um túnel financiado pela facção no Presídio Central. Na região, o ingresso do grupo criminoso no tráfico marcou o emprego de maior violência no comércio de drogas. O número de homicídios se multiplicou desde então.

OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA COM O DELEGADO:

Publicidade

 

 

Revólver e pistola utilizados em crimes foram apreendidos

Publicidade

Com o adolescente foi apreendido um revólver de calibre 38, com capacidade para oito munições. No forro da moradia, a polícia encontrou 82 pinos de cocaína e 306 pedras de crack, além de um pacote com cerca de mil pinos usados para armazenar a droga. Conforme o delegado, além de traficar por conta, o menor estaria coordenando alguns outros pontos de comércio de entorpecentes nas proximidades. 

Em uma nova busca, em outro local, os policiais encontraram uma pistola 765, com munições, que também teria sido usada nos crimes. A operação contou com apoio de agentes de outras delegacias do município. Sobre um dos assassinatos, o suspeito preferiu permanecer em silêncio. Em relação aos demais, ele ainda será ouvido. Como se trata de um adolescente, o nome dele não pode ser divulgado. 

ALGUNS CASOS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.