Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cachoeira do Sul

Ministério Público denuncia 38 pessoas por tráfico de drogas

O Ministério Público (MP) apresentou denúncia à Justiça de Cachoeira do Sul contra 38 pessoas por organização criminosa, tráfico de drogas e posse ilegal de arma na última sexta-feira, 21. No total, 35 estão presas preventivamente. A denúncia é assinada pelo promotor de Justiça João Afonso Silva Beltrame, membro do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e pelos promotores de Justiça de Cachoeira do Sul Giani Pohlmann Saad e Gabriel Cybis Fontana. A ação penal é resultado da Operação Viracasaca, que derivou outras seis investigações.

A Operação Viracasaca, deflagrada em 6 de julho em conjunto entre Ministério Público, Polícia Civil e Brigada Militar, prendeu preventivamente 35 pessoas envolvidas na organização criminosa que atuava no tráfico de drogas em Cachoeira do Sul, além de um PM, preso em flagrante por posse ilegal de arma. O MP solicitou que as principais lideranças do grupo fossem levadas para presídios de outras regiões do estado. Foram apreendidos documentos, celulares, quatro automóveis, um caminhão e R$ 56 mil em dinheiro. Atuaram desde o início da madrugada do dia 6 de julho cerca de 270 agentes das três instituições, com o emprego de 90 viaturas e um helicóptero. Foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão.

A investigação iniciou a partir de informações da BM ao controle externo da atividade policial do MP em Cachoeira do Sul de que um sargento da BM teria relações de parentesco com o líder do tráfico na cidade, há cerca de um ano. Meses depois, a Polícia Civil passou a apoiar as investigações do MP. Durante esse período, quase 20 quilos de entorpecentes foram apreendidos.

Publicidade

Entre as investigações ainda em aberto está a referente à lavagem do dinheiro proveniente do tráfico a partir de empresas em nome de mulheres ligadas a integrantes da organização criminosa. Essas empresas eram também utilizadas para contratar regularmente os membros do grupo para que, quando fossem presos, tivessem o direito ao auxílio reclusão – R$ 500 desse valor era direcionado para o pagamento mensal de advogados. Além disso, as empresas forneciam as cartas de emprego para que os membros da facção pudessem progredir para o regime semiaberto com saída externa. Outra investigação em andamento é a referente à violação de sigilo funcional de um sargento da BM.

LEIA MAIS: Facção de traficantes assinava carteira e usava policial como segurança

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.