Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Gramado Xavier

Polícia segue em busca de bando que explodiu bancos

A polícia segue em busca dos quatro bandidos armados que assaltaram cinco estabelecimentos comerciais entre a noite dessa sexta-feira e a madrugada de sábado, 29, em Gramado Xavier. Conforme o comandante do CRPO do Vale do Rio Pardo, tenente-coronel Valmir José dos Reis, as buscas se concentram na localidade de Passo da Large, onde o veículo utilizado no crime foi abandonado. “Há vários acessos onde eles abandonaram o carro, tem várias estradinhas vicinais. Por isso, concentramos as buscas naquela área, onde tem muito mato”, afirmou.

O comandante da Brigada Militar em Gramado Xavier, Anselmo de Fraga, informou no início da tarde deste sábado que a BM está fazendo averiguações, revistas em automóveis e propriedades da área em que o carro do bando foi encontrado. Inclusive algumas casas foram vistoriadas. Com base no fato de ser uma área rural afastada e não ter sido visto outro carro que pudesse levá-los para fora dali, ele diz que há possibilidade de os criminosos estarem escondidos na mata ou em propriedades rurais.

Na Ecosport abandonada, foram encontradas cápsulas velhas deflagradas, o que pode indicar que o carro foi utilizado para outros crimes, segundo o tenente-coronel Reis. Foram enviadas ao município mais de 20 viaturas, sendo que uma delas entrou em confronto com os bandidos. Conforme Reis, houve troca de tiros entre o bando e a polícia, na localidade de Pontão dos Hoppe, mas ninguém se feriu.

Publicidade

O tenente-coronel ainda fez um apelo à comunidade, para que auxilie no trabalho da polícia. “Qualquer informação, qualquer carro diferente ou movimentação estranha que seja vista,  pedimos para a comunidade ligar para o 190 e informar”,  completou.

O crime

Cinco estabelecimentos comerciais, incluindo duas agências bancárias, foram alvo de bandidos no Centro de Gramado Xavier. Os criminosos usaram explosivos e fizeram cinco pessoas de reféns, mas ninguém ficou ferido.

Publicidade

Os alvos foram uma agência do Sicredi e uma do Banrisul, além de uma lotérica, uma farmácia e uma loja de roupas, todos na Avenida Santa Cruz, via principal do município. Os quatro bandidos armados e encapuzados, usando roupas militares e coletes balísticos, chegaram ao local na Ecosport cor prata. 

Pouco antes da meia-noite, eles cortaram a frente de um carro próximo à esquina com a Rua Dez de Novembro, a uma quadra dos estabelecimentos, e renderam o casal que estava no veículo. Paulo Roberto Gasparotto, de 44 anos, agricultor e vereador pelo PMDB, e a esposa Ivone, 42, que é lojista, foram levados a pé até próximo das agências e mantidos no meio do cruzamento com a Rua Sete de Setembro durante toda a ação.

“Eles não nos ameaçaram. Diziam que podíamos ficar tranquilos porque não fariam nada conosco, que só pegariam o dinheiro”, contou Paulo. “Os estrondos eram horríveis. Cada vez que iam explodir, eles nos diziam para tapar os ouvidos”, relatou Ivone.

Publicidade

Outras três pessoas que passaram pelo local no decorrer do assalto também foram rendidas. Enquanto um dos bandidos permanecia próximo aos reféns, os outros três efetuaram disparos contra as fachadas dos estabelecimentos e fizeram as explosões. A ação durou cerca de 40 minutos e, ao todo, foram arrombados quatro caixas eletrônicos, além dos cofres do Banrisul e da lotérica. Da loja e da farmácia foram levadas quantias dos caixas.

LEIA MAIS: Bandidos explodem agências bancárias em Gramado Xavier

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.