Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Polícia

Suspeito de assaltos a bancos é preso em Venâncio Aires

ATUALIZADO ÀS 20H50

Um homem de 31 anos, suspeito de envolvimento em assaltos a bancos, foi preso nesta sexta-feira, 11, em Venâncio Aires, nas proximidades da RSC-453. Alexandre da Silva, mais conhecido como Jamanta, estava foragido e foi capturado pela Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Ele estava em um sítio, nas proximidades da propriedade em que estava morando, quando foi encontrado.

“O nome do Alexandre surgiu em uma investigação a respeito de furtos e roubos com uso de explosivos em agências bancárias dos vales do Taquari e Rio Pardo. Pelo menos desde 2016 ele vem atuando desta forma”, explica o delegado Joel Wagner, titular do Deic. No entanto, salienta que ainda não é possível afirmar se ele estava envolvido no caso de Gramado Xavier, ocorrido recentemente, e de quais ações teria participado. “É importante a prisão para podermos analisar e afirmar a quais fatos ele está vinculado”.

Publicidade

Além dos roubos a instituições bancárias, Jamanta estaria realizando outros crimes. “Ultimamente, ele estava envolvido em roubos a estabelecimentos comerciais, inclusive lotéricas”, afirma. No histórico, o criminoso tem passagens policiais por roubo a residência, porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito, roubo a motorista, receptação de veículo roubado e furto qualificado. “É importante a prisão dele, não só pela ligação com ataques a bancos, mas também pelo envolvimento com indivíduos que fazem delitos patrimoniais que tanto incomodam a região”, complementa.

Segundo Wagner, no ano passado Jamanta já havia sido investigado pelo Deic. Ele seria membro da quadrilha de Arlei da Silva, de 40 anos, que foi preso em agosto do ano passado, em Vila Mariante. Este bando teria sido o responsável por arrombar caixas eletrônicos da agência do Banco Sicredi, de Vale Verde, em 2016. Pelo menos outras cinco explosões a caixas eletrônicos podem ser atribuídas à organização criminosa no ano passado. “Desde aquela época, Jamanta tem sido investigado por pertencer a bandos que atacam agências bancárias”, complementa o delegado.

Ele possui três mandados de prisão preventiva nas comarcas de Santa Cruz do Sul, Lajeado e Barracão, no interior do Paraná. As investigações foram coordenadas pelos delegados do Deic, Joel Wagner e João Paulo Abreu, e contou com apoio da Delegacia Regional e de Venâncio Aires. Ele foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). 

Publicidade


Jamanta
Foto: Polícia Civil

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.