Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

De volta

Brigada recruta policiais da reserva para a região

Pelo menos 40 policiais militares da reserva poderão retornar ao trabalho no Vale do Rio Pardo. Quatro municípios da região estão autorizados a receber policiais aposentados. Santa Cruz do Sul, Barros Cassal, Encruzilhada do Sul e Venâncio Aires são os locais que até o momento têm vagas abertas. Esses servidores que retornarem à ativa poderão atuar no videomonitoramento, nas patrulhas escolares e em outros serviços administrativos. 

Em Santa Cruz do Sul, nove policiais estão aptos para trabalharem tanto no Centro Integrado de Comando e Controle – onde são monitoradas as câmeras em pontos estratégicos da cidade – como nas patrulhas em escolas. Desses, dois são oficiais que coordenarão a sala de videomonitoamento. Mas as vagas abertas no município são de pelo menos 30. Para poder retornar ao serviço, os policiais passam por uma semana de curso de atualização em Porto Alegre. Esses nove servidores já realizaram o curso. 

Para Barros Cassal foram autorizadas três vagas, para Encruzilhada do Sul outras três e em Venâncio Aires, mais quatro. As cidades foram escolhidas de acordo com critérios de segurança, como a distância desses municípios em relação a Santa Cruz, sede do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Rio Pardo, e incidência de crimes. Encruzilhada do Sul e Barros Cassal foram alvos recentes de ataques a bancos. Em Venâncio Aires está sediada uma penitenciária estadual, onde houve a fuga de oito criminosos em julho. 

Publicidade

A previsão é de que os policiais interessados em retornar ao serviço sejam convocados nas próximas semanas e encaminhados para o curso de atualização. O comandante do CRPO, tenente-coronel Valmir José dos Reis, considera o retorno dos policiais uma medida positiva. “São policiais experientes que estão voltando. Enquanto não são formados os novos policiais, isso não deixa de ser um incremento importante na segurança pública da região.”

Entenda

O preenchimento das vagas  disponibilizadas na região depende da manifestação de interesse dos PMs da reserva. Segundo o Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Rio Pardo, esse servidores iniciaram as inscrições, que devem se estender pelos próximos dias. A remuneração extra para eles é de R$ 2,4 mil.

Publicidade

“Não tem efeito na segurança”, critica Abamf

A Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), que representa os servidores de nível médio da BM, considera que o retorno dos policiais da reserva não trará reflexos no combate à criminalidade. “Não vai resolver. Não tem efeito na segurança pública. É uma medida paliativa porque eles não vão trabalhar na rua. O que nós precisamos é de mais servidores da ativa para trabalhar na rua e pagamento de salários em dia. Não adianta estar na rua e pensando no salário atrasado”, critica o presidente da regional, João Kroth. Segundo o representante, o valor líquido da gratificação, após os descontos, recebido por esses policiais será de cerca de R$ 1,8 mil. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.