Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

No Polivalente

Valor levado por ladrões seria usado para reformar escola e comprar livros

O primeiro telefonema que Silvia Kerelin Jaeger recebeu no dia do seu aniversário não trouxe uma boa notícia. Ela soube que a Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Fröhlich, o Polivalente, onde é diretora, havia sido arrombada na madrugada desta quarta-feira, 30. Os criminosos que invadiram o prédio no Bairro Faxinal Menino Deus, em Santa Cruz do Sul, levaram um cofre onde estava armazenado o dinheiro arrecadado durante todo o ano. O objetivo era usar o valor para reformar duas salas de aula e ainda comprar livros novos para a biblioteca. 

“Em dez minutos eles levaram o valor de um ano de trabalho”, lamentou a professora. Para reunir o valor, os alunos e professores tinham se mobilizado nos últimos meses em atividades como a arrecadação e venda de materiais recicláveis. Também foram realizados eventos para juntar o valor. A meta era que as reformas nas salas acontecessem no fim do ano, no período das férias. Seriam trocados os pisos das salas. Com o furto, no entanto, os planos foram frustrados. 

Em outubro, a escola realizará uma Semana Literária. A intenção era até lá adquirir livros para reforçar o acervo da biblioteca. O valor ainda seria usado para comprar medalhas para os alunos que vencerem a gincana da escola. A expectativa agora é contar com a colaboração da comunidade para ter de volta pelo menos parte do valor furtado. Uma rifa está sendo organizada e em breve começará a ser vendida. Ex-alunos fizeram contato com a instituição também se oferecendo para auxiliar. 

Publicidade

No total, foram levados cerca de R$ 5 mil. Para furtar o cofre, que ficava em uma das salas da secretaria, os bandidos arrombaram quatro portas. Eles ainda levaram um telefone celular. Dentro da secretaria, destruíram parte da central telefônica da escola, possivelmente com o intuito de fazer parar de soar o alarme. A ação dos três criminosos foi gravada pelas câmeras. “Quanto à segurança não tem mais nada que a gente possa fazer. Temos câmeras, alarme, grades. Não tem mais o que possa ser feito”.

Como ajudar – Quem tiver interesse em colaborar com a escola Polivalente pode entrar em contato pelo telefone (51)37112186. A instituição fica localizada na Rua Dona Carlota, no Bairro Faxinal Menino Deus. Uma rifa passará a ser vendida nos próximos dias, com o intuito de arrecadar recursos.


Silvia Kerelin Jaeger, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Fröhlich

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.