Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Operação Alvorada

Empresário vera-cruzense é procurado por negociar máquinas roubadas

Uma força-tarefa deflagrada nesta quarta-feira, 6, desarticulou dois grupos criminosos que atuavam em crimes rurais no Rio Grande do Sul. Durante a ação, intitulada Operação Alvorada, foram cumpridas ordens judiciais nos municípios gaúchos de Vera Cruz, Rosário do Sul e Caçapava do Sul, além de São Paulo. Duas pessoas foram presas e quatro estão foragidas, entre elas, um empresário vera-cruzense. 

O suspeito natural do Vale do Rio Pardo, Cássio Joel de Lara, de 37 anos, teve a prisão preventiva decretada. Ele seria integrante de um grupo, com sede em Caçapava do Sul. Conforme o delegado Cristiano Ritta, que coordena a operação junto com o delegado André de Matos Mendes, ele trabalharia como empresário e comercializava máquinas agrícolas, como tratores, retroescavadeiras e equipamentos de terraplanagem. No entanto, entre o maquinário negociado por ele havia também itens roubados em São Paulo e enviados ao Rio Grande do Sul para serem vendidos. 

Na investigação, que teve início no fim do ano passado, descobriu-se que o grupo criminoso é especializado na prática de crimes de receptação e comércio de máquinas agrícolas. “O grupo tinha ligação com criminosos do Rio Grande do Sul e do Estado de São Paulo, que cometiam roubos em propriedades rurais para subtração de maquinário agrícola, que depois seriam comercializados no Rio Grande do Sul.”

Publicidade

O outro grupo desarticulado nesta quarta, de Rosário do Sul, seria especializado em estelionato rural. “Eles realizavam compras de animais mediante fraude, negando deliberadamente o pagamento e dando destino ilícito aos animais. Apenas nos municípios de Rosário do Sul e Santiago, o grupo foi responsável pela subtração de 495 animais bovinos”, conta. 

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.