Foto: Bruno Pedry
Um jovem de 20 anos foi preso preventivamente na manhã desta quinta-feira, 12, durante a Operação Recaptare, da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec). Ele é suspeito de participar de casos de sequestro de veículo em Santa Cruz do Sul. Neste tipo de crime, os bandidos entram em contato com vítimas de furtos de veículos e exigem o pagamento de uma quantia para devolver o automóvel. Ele estava em uma residência, na Rua Adolfo Pritsch, no Bairro Bom Jesus, quando foi detido por volta das 7 horas. Um homem de 48 anos também foi levado para a delegacia como suspeito.
A Defrec começou as investigações no início deste ano, quando se intensificaram os crimes deste tipo no município. Segundo o delegado Marcelo Chiara Teixeira, titular da Defrec, para realizar o sequestro geralmente os bandidos optam por furtar motos e veículos antigos. “Primeiro o carro é furtado. Depois, eles conseguem o contato da vítima. Isso pode acontecer ou por redes sociais ou com algum documento que esteja no interior do veículo. Depois, eles entram em contato e exigem que a pessoa faça o pagamento”, explica o delegado.
Durante estes contatos, os criminosos eram agressivos e intimidavam os proprietários dos veículos. As ligações também eram constantes. “Às vezes as vítimas nem sabiam ainda que o carro tinha sido furtado e eles já estavam ligando para cobrar resgate”. Segundo o delegado, os valores cobrados para que os veículos fossem devolvidos variava de acordo com o modelo do carro.
Os resgates costumavam acontecer nas proximidades da residência onde a dupla foi presa essa manhã. Na maioria dos casos, crianças ou adolescentes eram os responsáveis por pegar o pagamento e indicar onde havia sido deixado o veículo. Os criminosos ainda intimidavam as vítimas, exigindo que não relatassem aos policiais que haviam pago resgate para reaver o veículo. De acordo com o delegado, a prisão do jovem é por receptação e extorsão. A participação nos furtos ainda não está esclarecida.
CASOS
A investigação aponta a participação do rapaz de 20 anos em pelo menos sete casos de extorsão durante o mês de fevereiro. Destes, em cinco os veículos foram levados da área central da cidade. Em três situações, os automóveis foram recuperados pela Brigada Militar antes que o resgate fosse pago aos bandidos.
- Uma Honda CBR 450 foi levada por ladrões no dia 3 de fevereiro. A motocicleta estava estacionada na Rua Júlio de Castilhos, no Centro.
- No mesmo dia, um Uno Mille foi furtado na Rua Marechal Deodoro, também no Centro. O carro foi recuperado pela Brigada Militar no Lago Dourado.
- No dia 5 de fevereiro, um Vectra foi levado da Rua Tiradentes.
- Já no fim do mês, no dia 21, um Gol foi furtado quando estava estacionado na Rua Thomaz Flores. O automóvel também foi recuperado pela Brigada Militar. O carro estava no Bairro Santo Inácio.
- No dia 25 de fevereiro, um Corsa foi levado na Rua Capitão Pedro Werlang, próximo ao Parque da Gruta. Este é o único caso em que está comprovada a participação de um dos homens.
- Uma Parati foi furtada no dia 26 de fevereiro na Rua Presidente Castelo Branco. O veículo foi recuperado dois dias depois, perto do Autódromo Internacional de Santa Cruz.
- No dia 27, um Santana foi levado da Rua Senador Pinheiro Machado.
Fotos: Bruno Pedry