Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Caso Francine

“Ele estava consciente do crime”, diz psiquiatra sobre suspeito da morte de jovem

Na opinião do psiquiatra Vinicius Alves Moraes, o suspeito pelo assassinato de Francine Ribeiro, Jair Menezes Rosa, possivelmente apresenta características associadas ao Transtorno de Personalidade Antissocial: a psicopatia. “O psicopata é aquela pessoa fria que, para obter algum tipo de prazer ou vantagem, faz o que precisa com muita frieza e não tem qualquer empatia. Foi o que o Jair, em um momento de impulsividade e explosão, fez com Francine.” Diferente de casos como a esquizofrenia, em que um criminoso pode matar  durante um surto psicótico – quando está fora da realidade – , o psicopata, observa Moraes, tem a noção dos atos que pratica.

 

LEIA MAIS

Publicidade

 

“Ele estava consciente do crime. É por isso que dificilmente os diagnosticados que chegam a esse nível de crueldade têm condições de acessarem uma reinserção social. As chances de cometerem os mesmos atos são muito expressivas. É um transtorno de personalidade,  é da pessoa e dificilmente muda”, avalia.

LEIA MAIS: Tudo sobre o caso da jovem Francine Ribeiro

Publicidade

O comportamento agressivo que Jair Menezes Rosa apresentava com a filha e a esposa também é um fator que ajuda a sustentar o diagnóstico de transtorno de personalidade antissocial no suspeito. “Eu sempre digo que nenhum incêndio começa grande. Ele já devia ter feito algo parecido em menor intensidade. E o fato de mantê-las em cárcere privado e colocá-las numa condição de submissão colabora para comprovar o diagnóstico.”

Segundo Moraes, pesquisas indicam que a psicopatia pode atingir até 3% dos homens e 1% das mulheres em uma esfera mundial. “De modo mais reflexivo, comento que os psicopatas são bons para a guerra, mas um grave problema na paz”, conclui.

 

Publicidade

COMPARE

 

Características de um psicopata

Ausência de remorso: Jair não parece arrependido.
Agressividade: ele seria violento em casa e teria assassinado Francine de forma cruel.
Incapacidade de se adequar às normas sociais: Jair seria uma pessoa solitária e apresenta antecedentes criminais.
Mentira: apesar das provas, Jair nega o crime.

Publicidade

 

Sinais aparecem ainda na infância

O desrespeito e a violação dos direitos alheios – padrão desencadeado pela psicopatia – podem aparecer, conforme o psiquiatra, ainda na infância. “Entre os principais sinais quando ainda são novos estão a prática de bullying, o furto e crueldade com animais. Por isso a família, quando observar a prevalência dessas características, deve encaminhar os jovens para suporte psiquiátrico e psicológico.” Ainda que não conheça o suspeito, Vinícius Moraes observa que é possível que Jair Menezes tenha vivido a infância e a adolescência em um ambiente agressivo e, inclusive, tenha sido vítima de abusos ou mesmo negligência. “Fatores genéticos e convívio em ambientes violentos são as causas que explicam o transtorno.”

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.