Rio Grande do Sul 31/08/2018 15h45 Atualizado às 18h08

Ministério Público alerta pais sobre jogo de desafios 'Momo'

Pessoas desconhecidas entram em contato com crianças e adolescentes e propõem desafios, que, podem prejudicar os jovens

O Ministério Público do Rio Grande do Sul divulgou na última quarta-feira, 29, um vídeo da promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio da Infância e Juventude, Denise Villela, alertando os pais, responsáveis, educadores e as crianças sobre os perigos do novo jogo de desafios que está circulando nos aplicativos de conversa – a Momo. 

No vídeo, Denise explica que no jogo, pessoas utilizam uma conta com uma imagem de uma escultura japonesa representada por uma mulher pássaro para fazer contato com crianças e adolescentes ou estimularem outros a fazerem esse contato. “A Momo, na verdade, é um grupo de pessoas que está por trás da imagem e a utilizam para o contato com crianças e adolescentes, estabelecendo novos desafios para que elas cumpram”, explica.

LEIA MAIS: Baleia Azul: familiares devem prestar atenção aos jovens

Conforme a promotora, os desafios podem fornecer diversos riscos para os jovens. “A resposta dessas mensagens recebidas pela Momo incluem agressões, extorsões, e inclusive, intimidações que podem causar prejuízos emocionais”, ressalta. A promotora explica que os desafios também podem levar as crianças e adolescentes à práticas de sufocamento e outras formas de autolesão. 

A profissional também ressalta que quando as crianças fornecem o número do celular para a Momo, os autores conseguem acessar dados pessoais, o que as tornam vulneráveis. Denise comenta que no Estado ainda não há notícias de casos graves envolvendo o jogo. Em âmbito nacional, existem informações que podem estar relacionadas aos desafios. Ela sugere que os pais tenham cuidado com os jogos e orientem os jovens a não manter contato com pessoas desconhecidas. No entanto, caso a criança já tenha mantido contato com a Momo, a família deve procurar a autoridade policial ou o Ministério Público mais próximo. 

 

Confira o vídeo