Santa Cruz 13/09/2018 12h10 Atualizado às 16h37

Câmera flagra momento em que mulheres furtam carteira em shopping

Trio aguardou momento em que a vítima voltou ao restaurante e deixou pertences na mesa

Uma moradora de Santa Cruz do Sul teve a carteira levada de dentro da bolsa em um shopping na tarde dessa quarta-feira, 12. A cena foi registrada pelas câmeras de segurança do local. Em um vídeo completo da ação, uma mulher senta à uma mesa, próximo da vítima, para retirar a carteira de dentro da bolsa. Enquanto isso, outras duas vigiam e fazem sinais. Uma das suspeitas que está mais afastada se levanta ainda antes da carteira ser furtada. É possível acompanhar uma das comparsas vigiando no centro da imagem.

A vítima, a publicitária Ana Luísa Cardoso, conta que o furto ocorreu de forma muito rápida. Após chegar de viagem, ela foi ao shopping para almoçar. As bandidas agiram quando ela foi buscar a sobremesa no restaurante.

"Eu senti que alguém mexeu nas minhas costas, mas achei que alguém estava sentando perto. Ela já estava tentando pegar a carteira dentro da minha bolsa." A mulher aproveitou o descuido da vítima para cometer o crime. Em seguida, Ana entrou em outra loja e, na hora de pagar pelos produtos que tinha escolhido, percebeu que estava sem sua carteira. 

A administração do Shopping Santa Cruz informou que o estabelecimento prima pela segurança dos visitantes e que há câmeras de videomonitoramento espalhadas pela estrutura para auxiliar na segurança. As imagens flagradas pelos equipamentos, inclusive, foram entregues à Polícia Civil para identificar os criminosos. Mesmo assim, a administração pede que os frequentadores tenham cuidado com seus pertences, como não deixar bolsas abertas e celulares e carteiras em cima das mesas. "Furtos nessas situações podem acontecer em qualquer lugar, não só em shoppings", diz o shopping.

Ana Luísa registrou a ocorrência na Delegacia de Polícia e cancelou os cartões do banco. No entanto, o trio conseguiu sacar cerca de R$ 1 mil de uma de suas contas usando o caixa eletrônico de um supermercado. Mais tarde, a carteira foi encontrada no Acesso Grasel, sem o RG, o CPF e a CNH. "A lição que fica é ter mais cuidado, ficar alerta pra essas coisas, porque existem formas de observar e prevenir".