Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Polícia investiga 29 furtos de celulares na Oktoberfest

Pelo menos 29 celulares foram furtados entre a noite do último sábado, 13, e a madrugada desta segunda-feira, 15, dentro do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.  Os casos foram registrados na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) e serão investigados pela 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP). A coordenação da festa diz que tem conhecimento dos casos e que vai reforçar o alerta para que o público – em especial o feminino – redobre a atenção com o celular.

Todos os aparelhos foram levados de mulheres que estavam dentro do parque. A maioria dos casos foi entre meia-noite e 3 horas de domingo durante shows, nos estandes e até na fila para comprar bebida. A maioria das vítimas é de Santa Cruz, mas pessoas de cidades como Vera Cruz, Cachoeira do Sul, Santa Maria, São Gabriel, Rio Grande e Dom Pedrito também tiveram o celular furtado. Em sua grande maioria, os casos aconteceram sem as vítimas perceberem. Os registros dão conta que, em geral, as vítimas tiveram suas bolsas reviradas enquanto estavam distraídas. Dos 29 aparelhos furtados, 15 eram iPhone, dez Samsung, três Motorola e um LG.  Duas vítimas tiveram, além do celular, pequenas quantias em dinheiro levadas.

LEIA MAIS: Em quatro dias, 34ª Oktoberfest registra público de 71,4 mil pagantes
 

Publicidade

Cuidado com as bolsas

Os aparelhos celulares foram levados, em sua maioria, em pontos com aglomeração de pessoas. O comandante da 1ª e 2ª companhias do 23° Batalhão de Polícia Militar (BPM), capitão Rafael Carvalho Menezes, explica que, nestes casos, a maioria das vítimas estava com a bolsa para trás ou havia deixado o celular no bolso traseiro da calça. “Assim, as vítimas não tinham a percepção de que alguém estava mexendo.” Na véspera da abertura da Oktobertfest, o delegado regional Luciano Menezes já havia feito um alerta em especial ao público feminino, mais visado pelos ladrões de celular.

Para prevenir novos casos, o capitão orienta que as mulheres mantenham as bolsas na parte da frente do corpo e que coloquem o celular no bolso da frente da calça. “É preciso tomar cuidado, pois o mau acondicionamento do aparelho facilita a ação do delinquente”, pondera o comandante. “Principalmente na hora da selfie, chama a atenção das pessoas ao redor e elas podem ver onde você guarda o aparelho. Aí, esperam um momento de distração e abrem facilmente as bolsas para furtar”, comentou. A orientação é que os casos sejam registrados.
 

Publicidade

Por que os celulares estão na mira?

Os aparelhos são os alvos preferenciais dos ladrões em eventos com grande aglomeração de pessoas porque são produtos de venda fácil. “Eles conseguem vender fácil e têm os compradores, que às vezes nem sabem que estão cometendo um crime”, pontua o capitão Rafael, se referindo ao crime de receptação. Apesar da preferência pelos celulares, também na madrugada deste domingo, 14, uma carteira foi furtada do bolso da calça de um homem dentro do Parque da Oktoberfest. A vítima, de 31 anos, teve R$ 597,00 levados por volta das 2 horas. O crime também foi registrado na DPPA e será encaminhado à 1ª DP.
 

O que diz a Oktoberfest

Publicidade

A Coordenação de Segurança da 34ª Oktoberfest considera que o número de ocorrências de furto de celular é mínimo em comparação ao volume de público registrado no fim de semana, que passou de 100 mil pessoas. “A maioria das vítimas é mulher e usava o celular nos bolsos traseiros ou em bolsas nas costas, o que facilita a ação dos ladrões. Neste sentido, a coordenação vai ampliar a campanha de conscientização, alertando o público feminino dos riscos do uso do celular em bolsos ou bolsas nas costas”, informou a organização do evento por meio de nota.

A coordenação reforçou ainda que estas foram as únicas ocorrências registradas no fim de semana e que são características de locais com grande aglomeração de público. Não houve casos de violência ou ameaça à vida e/ou integridade física dos visitantes, “o que é prioridade para a organização do evento e órgãos de segurança”, encerra a nota.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.