Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Megaoperação

Líder do tráfico em Rio Pardo e outras 13 pessoas são presas

Quatorze pessoas foram presas em uma megaoperação contra o tráfico de drogas, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira, 18, em Rio Pardo. Foram cumpridos ainda 22 mandados de busca e apreendidos cinco veículos. De acordo com a Polícia Civil, o objetivo da operação, chamada Faxina, foi desarticular uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas. Dentre os presos, 12 tinham mandados de prisão preventiva e dois foram detidos em flagrante. 

O homem considerado líder do tráfico no município, Odair José Delabona da Silva, de 44 anos, conhecido como Primo, foi preso por volta das 6 horas, na casa dele, no Bairro Mutirão dos Camargo. A mulher dele, Mara Leciana Behling, 46 anos, também foi presa. Os dois moravam em cima de um estabelecimento comercial, que pertencia à família e era usado como ponto de tráfico de drogas. No mesmo local, um homem foi morto no dia 1º de setembro. Rudinaldo da Silveira Bastos, 25 anos, foi atingido por tiros e não resistiu aos ferimentos. Odair também estava no estabelecimento no momento do crime e foi ferido. 

LEIA MAIS: Homem é executado no interior de Rio Pardo

Publicidade

Silva era empresário e já usava tornozeleira eletrônica. Além do casal, pelo menos outros dois presos durante a operação moravam no mesmo bairro. “Ele (Odair) possui várias pessoas que trabalham para ele, dentro do bairro onde mora”, comentou o delegado Anderson Faturi. Em Rio Pardo, também foram cumpridos mandados no Parque São Jorge e na Vila Pinheiros.

Segundo a Polícia Civil, também foram presos Diogo Massulo, de 26 anos; Cristiano da Silva Couto, 38; Carlos Alexandre dos Santos Silveira, 36; Carlos Miguel Pires Silveira, 23; Maria Suzana Maia, 50; Leonel Vitor Rosa Alencar, 21; Silvio Lemos de Sa, 48, que foi detido ainda durante a investigação e já estava no Presídio Estadual de Rio Pardo; Cleres Barroso Rocha do Amaral, 27; Rodrigo Rocha do Amaral, 38; e Edenilson de Freitas Silveira, 24, que se entregou na delegacia. Outros dois presos não tiveram os nomes revelados pela polícia e um terceiro homem está foragido.

Publicidade

Dentre os mandados de prisão, dois foram cumpridos em Pantano Grande e um em Santa Cruz. Durante a ação, foram apreendidos documentos, celulares, drogas e dinheiro, entre outros materiais. A investigação durou quatro meses e foi feita pela Delegacia de Polícia de Rio Pardo, com apoio da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec).

Durante a investigação, foram identificados um fornecedor e um revendedor de drogas, além de diversos outros associados ao crime de tráfico. Segundo o delegado Anderson Faturi, o alvo principal da operação, preso hoje, era Odair, que já possuía condenação por tráfico de drogas e estava em prisão domiciliar. “Tanto o empresário quanto o fornecedor do grupo utilizavam tornozeleira eletrônica e, apesar disso, se deslocavam pela cidade e outros municípios da região”, salientou Faturi. 

Conforme o delegado Faturi, o grupo também é investigado pelo crime de lavagem de dinheiro. Os criminosos utilizariam estabelecimentos comerciais, dos quais eram donos, para descaracterizar os valores que circulavam em razão do tráfico de drogas. Conforme o delegado Anderson Faturi, a quadrilha era o “grupo de mais forte atuação em Rio Pardo e região.” “A gente não está só tirando eles de circulação. Estamos tentando fazer com que esse grupo se descapitalize e, com isso, não possa retornar a atividade de tráfico de drogas daqui alguns dias.”

Publicidade

A estimativa inicial da Polícia Civil é de que o grupo movimentava entre R$ 2 mil e R$ 3 mil diariamente, somente com o tráfico de drogas. Os entorpecentes seriam da facção Os Manos. O delegado ainda suspeita de que o montante poderia aumentar com os outros negócios feitos pelo bando, como compra e venda de veículos. Alguns desses automóveis foram apreendidos nesta manhã. Foram cinco apreensões durante a operação desta quinta e mais dois carros, que foram apreendidos ainda no decorrer da investigação. O grupo deve responder pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e receptação. Segundo a Polícia Civil, 101 policiais regionais de Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado participaram da ação, que contou com cerca de 30 viaturas. 

Foto: Fernanda Szczecinski/Gazeta do SulPolícia Civil cumpriu mandados na casa do homem considerado líder do tráfico em Rio Pardo

Foto: Fernanda Szczecinski/Gazeta do SulPolícia Civil cumpriu mandados na casa do homem considerado líder do tráfico em Rio Pardo

Publicidade

Foto: Fernanda Szczecinski/Gazeta do SulPolícia Civil cumpriu mandados na casa do homem considerado líder do tráfico em Rio Pardo

 

Foto: Bruno Pedry
Foto: Bruno Pedry
Foto: Bruno Pedry
Foto: Bruno Pedry
Foto: Bruno Pedry
Foto: Bruno Pedry
Foto: Bruno Pedry

 

Foto: Maria Regina Eichenberg/Rádio Gazeta AM
Foto: Polícia Civil / Divulgação
Foto: Polícia Civil / Divulgação

 

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.