Caso Enzo 07/12/2018 16h15 Atualizado às 20h52

Hospital de Porto Alegre havia denunciado família ao Conselho Tutelar

A casa de saúde acionou o órgão em setembro, após Enzo Gabriel Quintana Dilenburg, de 2 anos, ter entrado no hospital com fraturas e lesões

A Polícia Civil de Encruzilhada do Sul recebeu nessa sexta-feira, 7, o laudo do Conselho Tutelar sobre o atendimento feito na casa da família do pequeno Enzo Gabriel Quintana Dilenburg, de 2 anos, morto pelo padrasto na madrugada dessa quarta-feira, 6. Conforme a delegada Raquel Schneider, o documento aponta que o órgão havia sido acionado em setembro pelo Hospital Santa Casa de Misericódia, de Porto Alegre, após Enzo ter sido atendido na casa de saúde.

Na ocasião, o menino deu baixa na instituição com fraturas na tíbia (osso que forma a perna) e hematomas pelo corpo. "Após a denúncia o conselho foi até a casa diversas vezes, sem encontrar ninguém, até que um dia encontraram o padrasto. Ele informou que a mãe e as crianças não estavam, porque o menino mais velho estava internado em um hospital em Porto Alegre", detalhou Raquel. 

LEIA MAIS: Preso, padrasto admite que bateu na cabeça da criança

O irmão de Enzo, de 6 anos, teria passado por uma cirurgia na época. Quando a mulher retornou com os filhos para Encruzilhada, entrou em contato com o Conselho, informando que estava em casa. Uma visita foi feita no dia 6 de novembro. O relatório do atendimento afirma que não foi encontrada nenhuma anormalidade. "O laudo diz que o menino mais velho estava brincando e que o Enzo estava no sofá, sem nenhum machucado", contou a delegada.

O prontuário do hospital que atendeu Enzo e realizou a denúncia já foi solicitado pela polícia. O documento será enviado para perícia, assim como os laudos médicos do Hospital Santa Bárbara, de Encruzilhada do Sul. "Iremos pedir prioridade à perícia. O que precisamos saber era se a vítima era agredida, se tinha outras lesões, ou se foi um caso isolado, uma explosão do padrasto", explicou.

LEIA MAIS: Brigada prende suspeito de matar criança em Encruzilhada