Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Candelária

Por que homem que morreu em frente ao hospital atualizava tornozeleira no local

O assassinato de um homem em frente ao Hospital Candelária, na última terça-feira, 8, levantou questionamentos sobre o local escolhido para atualizar a tornozeleira eletrônica utilizada pela vítima. Antônio Gomes Rios, de 48 anos, morava no interior de Candelária, e como o sinal de GPS era fraco, ia pelo menos uma vez por semana ao local para calibrar o aparelho. No entanto, a juíza responsável pela Vara de Execuções Criminais (VEC) Regional de Santa Cruz do Sul diz que não tinha conhecimento sobre o acordo.

Segundo o delegado penitenciário regional, Andreo Camargo, a tornozeleira eletrônica de Rios costumava ser atualizada no Presídio Estadual de Candelária. No entanto, em maio do ano passado duas pessoas foram mortas em frente ao local. Além disso, o irmão dele, Vilmar Gomes Rios, foi atingido por um tiro durante o atentado. Antônio também estava calibrando o equipamento no momento dos disparos, porém, não era o alvo naquele dia.

LEIA MAIS: VÍDEO: câmeras registram execução de homem no Hospital de Candelária

Publicidade

Após o crime no presídio, Rios solicitou ao Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico (IPME) a mudança do local de atualização da tornozeleira. Conforme o delegado, a vítima alegou que se deslocava com frequência para atendimento médico ou para acompanhar familiares ao hospital e, por isso, a casa de saúde teria sido colocada como ponto de referência. “O local foi definido como referência ao operador. O hospital não era o local de atualização, mas sim era a referência de localização do apenado, uma vez que ele por necessidade própria estaria lá”, alega o delegado. 

No entanto, conforme a juíza Luciane Inês Morsch Glesse, responsável pela Vara de Execuções Criminais (VEC) Regional de Santa Cruz do Sul, quando o apenado passa a usar tornozeleira, a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) traça uma rota em que ele pode ir. Após, os locais onde o apenado irá passar vão para a VEC, onde são aprovados e homologados, ou não. “A rota não previa o hospital, as atualizações tinham que ser feitas no presídio”, argumenta a juíza.

O delegado penitenciário alega que existem diferentes formas de monitoramento. Em alguns casos, o apenado trabalha e, por isso, tem uma rota definida. No caso de Antônio, ele se deslocava do interior para a cidade para fazer a atualização. A referência era o hospital, porém se a Susepe aprovasse, ele também podia ir a bancos, estabelecimentos e outros locais. “Esse tipo de procedimento não é de praxe comunicar o juiz, porque isso é uma questão de ajuste interno. A gente só comunica ou pede autorização quando é mudança de rota. E ele não tinha rota definida”, diz. 

Publicidade

LEIA MAIS: 

A morte

Antônio Gomes Rios, de 48 anos, estava em frente ao Hospital Candelária na manhã da última terça-feira, 8, fazendo a calibragem da tornozeleira eletrônica quando foi morto. Segundo o delegado Rodrigo Marquardt da Silveira, dois suspeitos chegaram em uma moto. Eles estacionaram próximo à vítima por volta das 9h40. Um dos homens desceu e descarregou a arma em Antônio. Voltou na moto, pegou outra arma e atirou novamente. A vítima correu e tentou entrar no hospital, no entanto, o atirador continuou os disparos. Ele foi atingido por, pelo menos, cinco tiros. A ação dos criminosos deixou marcas de tiros nas paredes do hospital. Ninguém mais foi atingido.

Essa não foi a primeira vez que bandidos tentaram matar Antônio. Em maio do ano passado, um dia antes do irmão dele ser atingido por tiros no presídio, cinco homens invadiram a casa de Rios na localidade de Arroio Lindo, no interior de Candelária, e mataram a companheira dele, Vanderleia Maria Cortês, de 51 anos. Ele conseguiu fugir do local. 

Publicidade

LEIA MAIS: Mulher é morta a tiros no interior de Candelária

Foto: Rafael CunhaTiros atingiram parede da casa de saúde
Tiros atingiram parede da casa de saúde
Foto: Rafael Cunha
Foto: Rafael Cunha
Foto: Rafael CunhaAntônio Gomes Rios, de 48 anos foi morto na última terça-feira enquanto captava sinal de GPS próximo a casa de saúde 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.