Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tratamento

Vítima de acidente com lareira precisa de doações de sangue

Juliane Gonçalves, de 40 anos, que ficou gravemente ferida após um acidente com uma lareira ecológica em Vera Cruz segue internada na UTI do Hospital Cristo Redentor, na Capital e necessita de doações de sangue. Conforme o médico que atende ela, o cirurgião plástico Antonio Cortes Fernandes, a paciente já passou por várias transfusões de sangue. A informação também foi confirmada pela cirurgiã plástica responsável pela unidade de queimados do HCR, Maria da Graça Figueira Costa.

LEIA MAIS: Lareira ecológica é considerada segura, mas exige cuidados

De acordo com o cirurgião, Juliane teve uma melhora do quadro clínico. Caso seu quadro se mantenha estável, ela deve passar por cirurgia agendada para a segunda-feira, 05. O debridamento, para remoção dos tecidos queimados e eliminação das infecções, estava marcado para quarta-feira, 30, mas não pode ser realizado. Como Juliane estava em estado crítico, o procedimento cirúrgico foi adiado até que ela estivesse melhor.

Publicidade

Caso realize o procedimento, Juliane precisará de ainda mais doações de sangue. Quem quiser ajudar deve se dirigir ao Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição, no segundo andar do Hospital Conceição. O local fica na Avenida Francisco Trein, 596, Bairro Cristo Redentor em Porto Alegre. O banco funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas e nos sábados das 7h30 às 12 horas. Neste momento, os tipos de sangue com baixo estoque são O+, o-, A+, B-, AB-, mas todos os tipos são necessários.

Confira as condições para doação de sangue:
– ter acima de 50 kg;
– ter ingerido alimentação leve, sem gordura;
– ter entre 16 e 69 anos. Para menores de 18 anos faz-se necessário o consentimento formal do responsável legal (Autorização). O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
– Não estar gripado nem ter tido gripe nos últimos 7 dias;
– Nunca ter contraído hepatite, malária ou doença de Chagas;
– Não estar grávida nem ter tido aborto nos últimos 3 meses;
– Não estar amamentando;
– Respeitar a frequência máxima de doações: 4 doações anuais para homens e 3 doações anuais para mulheres. Assim como o intervalo mínimo entre as doações: 2 meses para homens e 3 meses para mulheres;
– Não ter realizado tratamento dentário nos últimos 7 dias;
– Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;
– Não ser portador do vírus da Aids e do HTLV;
– Não ter tido doença sexualmente transmissível nos últimos 12 meses;
– Não ter tido contato sexual nos últimos 12 meses com pessoas que apresentam comportamento de risco;
– Não ter sido detido em instituição carcerária ou policial nos últimos 12 meses;
– Não ter recebido sangue nem ter feito hemodiálise nos últimos 12 meses.
O doador deve trazer um documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade, carteira de habilitação de motorista, certificado de reservista, passaporte.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.