Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prisão preventiva

Polícia Civil prende suspeito de tentativa de feminicídio em Santa Cruz

A Polícia Civil prendeu na tarde desta quinta-feira, 15, o homem suspeito de uma tentativa de feminicídio ocorrida em Santa Cruz do Sul no último fim de semana. O cumprimento do mandado de prisão preventiva foi realizado na casa do suspeito, no Bairro Ana Nery. Ele é considerado perigoso pela polícia e tem antecedentes por tentativa de homicídio, lesão corporal, ameaça e estelionato.

LEIA MAIS: Após discussão, homem atira na ex-mulher em Santa Cruz

De acordo com a delegada Lisandra de Castro de Carvalho, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Santa Cruz do Sul, o nome do suspeito de 40 anos não será divulgado. O motivo do crime seria que o ex-companheiro não aceitava o fim do relacionamento. Ele e a vítima haviam sido casados durante 16 anos e se separaram no início do ano. Juntos, eles têm duas filhas, que estavam em casa no dia do ataque.

Publicidade

“Na noite do Dia dos Pais, no domingo, o acusado foi à casa da vítima e tentou ingressar pela porta, mas, como ela o viu, não permitiu que entrasse. Ele quebrou um vidro da basculante que existe ao lado da porta e, com a arma de fogo, apontou para dentro da casa. A vítima pulou, tentando impedir que o indiciado efetuasse o disparo, ele puxou o gatilho e efetuou o tiro que a atingiu no peito. A vítima caiu ao chão e, mesmo ferida, o autor seguiu tentando efetuar outros três disparos, mas a arma não funcionou porque o carregador havia caído da pistola enquanto a moradora tentava desarmá-lo”, relatou Lisandra. 

O homem colocou em risco a vida das próprias filhas, que estavam no local. Segundo a delegada, esta não foi a primeira vez que o suspeito demonstrou periculosidade e uma personalidade violenta. “Ele estava inconformado com o término da relação. Também ressaltamos que nós temos o conhecimento de que ele havia planejado matar o atual companheiro da vítima. Isso efetivamente demonstra a gravidade do caso e a necessidade da prisão preventiva dele.”

A mulher, de 45 anos, já havia registrado ocorrências por ameaças de morte recebidas do ex, que em outra ocasião também havia ateado fogo às roupas da vítima, dentro de casa e na presença de uma de suas filhas. Ela tinha uma medida protetiva contra ele. “As medidas protetivas são para garantir o freio aos ímpetos violentos dos acusados, mas, se há esse descumprimento e da maneira como foi, obviamente, a prisão preventiva é o recurso para fazer com que essas medidas protetivas sejam respeitadas”, disse a delegada.

Publicidade

Lisandra aponta que, se estiver solto, o indivíduo causa risco à integridade da vítima, do companheiro, das filhas e das pessoas que estiverem no mesmo ambiente. Ele foi encaminhado para registro e aguarda o final do inquérito no Presídio Regional de Santa Cruz, respondendo ao processo preso.

O crime

A tentativa de feminicídio ocorreu por volta das 22 horas, na Rua Eugênio Iserhard, no Bairro São João. A vítima estava em casa com o atual companheiro, um amigo do casal e as duas filhas quando o ex-companheiro chegou e a atingiu com um tiro no peito. A mulher foi socorrida pelos familiares enquanto o suspeito fugiu. Ela foi encaminhada para o Hospital Santa Cruz (HSC), onde passou por atendimento e seguia internada até esta quinta-feira. Conforme a delegada, se não tivesse sido atendida com agilidade, a mulher teria morrido em decorrência da gravidade do ferimento. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.