Operação Malha Fina 08/10/2019 17h12 Atualizado às 17h29

Menor identificado como ladrão de veículos é encaminhado para a Fase

O adolescente foi apreendido pela Draco no fim da manhã dessa terça-feira, 8. Ele seria o autor de pelo menos um furto de carro ocorrido no Bairro Esmeralda

O trabalho de combate aos ladrões de veículos em Santa Cruz do Sul, realizado pela Polícia Civil, agora tem um nome: Operação Malha Fina. Com a internação de um adolescente no fim da manhã desta terça-feira, 8, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) resolveu batizar a investigação que já prendeu três suspeitos nos últimos 40 dias. A expectativa é de que as capturas contribuam para uma redução ainda maior nos casos de furtos de carros e motos no município. No mês passado, após as primeiras capturas, os crimes caíram pela metade. 

LEIA MAIS: Como age o novo bando de ladrões de veículos em Santa Cruz do Sul

Conforme o delegado Marcelo Chiara Teixeira, que comanda a Draco, o suspeito apreendido nesta terça tem 17 anos e foi identificado como o autor de pelo menos um furto, ocorrido no dia 2 de agosto na Avenida Euclydes Kliemann, no Bairro Esmeralda. A ação dele foi comprovada por imagens de câmeras de segurança e depoimentos de vítimas e testemunhas. O veículo levado foi um Gol vermelho, de placas IGI 9068. O adolescente, que já foi flagrado em outras situações portando chave micha (ferramenta usada para arrombar os veículos) e pilotando veículos furtados, foi conduzido para a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em Porto Alegre. 

“A Draco intensificou os trabalhos e já conseguiu tirar quatro desses criminosos das ruas. Com isso, deve haver uma redução sensível no furto de veículos, que já vem diminuindo. Temos outras investigações em andamento, outros suspeitos identificados, e em breve devemos encaminhar essas informações à Justiça, para que essas pessoas sejam responsabilizadas”, destacou o delegado.

O menor apreendido nesta terça-feira seria residente do Bairro Bom Jesus, como os demais membros dos dois grupos criminosos investigados pelo “sequestro” de veículos no município. O crime consiste no furto de carros e motos seguido do pedido de resgate às vítimas. Segundo a Polícia Civil, ele estaria no regime de semi-liberdade da Fase por conta do envolvimento em outros casos de furtos de veículos, e aproveitaria as saídas de fim de semana para cometer os crimes. Agora ele deve permanecer apreendido em tempo integral. 

LEIA MAIS
Draco prende suspeito de atuar no sequestro de veículos
Integrante de esquema de furtos de veículos é preso em Santa Cruz 
ÁUDIO: ‘Eu sei até onde tu mora’; ouça como criminoso preso ameaçava vítimas