Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Polícia

Ataque a banco em Vale do Sol é o 51º da região em dez anos

Foto: Rafael Cunha Rádio Gazeta

O arrombamento à agência do Banco do Brasil de Vale do Sol na madrugada desta terça-feira, 8, é o 51º ataque a banco no Vale do Rio Pardo nos últimos dez anos. É o que revela levantamento exclusivo da Gazeta com base em banco de dados próprio, informações da Polícia Civil e da Brigada Militar e do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul, que monitora o assunto para chamar a atenção para a segurança dos profissionais da área.

O levantamento que embasa esta reportagem leva em conta casos de assalto a banco e arrombamento de agência e caixa eletrônico tanto consumados quanto tentados. Foram incluídos dois casos de clonagem de cartão em caixa eletrônico, golpe que ficou conhecido como “chupa-cabra” em meados da década. A média é de cinco registros por ano.

Ao contrário da estatística estadual, que registra queda de 44% neste ano, no Vale do Rio Pardo o número de ataques a banco dobrou em 2019 na comparação com o ano anterior. De janeiro até agora já são seis casos. No ano passado inteiro foram três. De 2009 para cá, o ano mais violento quando o assunto é furto e roubo a banco foi 2015, com dez casos. Depois aparecem 2014 e 2016, com oito casos cada. Em 2010, 2011 e 2012 foram registrados apenas um caso por ano na região.

Publicidade

A cidade com maior número de registros é Santa Cruz do Sul, com um total de sete casos. Cinco foram arrombamentos e dois, assaltos. Depois aparecem os municípios periféricos da região ou com muitas rotas de fuga pelo interior, como Encruzilhada do Sul, Barros Cassal, Vale do Sol, Boqueirão do Leão e Vale Verde. Em pouco mais da metade dos casos houve prisão de suspeitos, como na invasão do Banco do Brasil de Vale do Sol em julho de 2015.

Em todo o Estado a média é de 18 registros por mês nos últimos dez anos. Os números cresceram a partir de 2014 mas estão em queda. De janeiro até esta terça-feira foram 61 ataques, segundo o Sindicato dos Bancários. Em todo o ano passado foram 117 casos.

VALE DO SOL, 8 de outubro de 2019
Criminosos arrombam agência e usam explosivos para levar dinheiro de caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Também tentam arrombar caixas eletrônicos do Banrisul, mas não conseguem. Pelo menos 15 tiros foram disparados na rua, no meio da madrugada. Ainda pela manhã um suspeito foi preso.

Publicidade

VALE VERDE, 8 de agosto de 2019
Pelo menos cinco bandidos armados e encapuzados invadem, no início da tarde, a Sicredi e uma lotérica no Centro da cidade. Pelo menos dez pessoas são obrigadas a formar um escudo humano na hora da fuga dos criminosos. No caminho para General Câmara eles fazem reféns e roubam um carro. Foram presos nos dias seguintes, após forte cerco da Brigada Militar.

SANTA CRUZ DO SUL (Monte Alverne), 1º de julho de 2019
Uma semana depois de pedir reforço no policiamento na área central do distrito, moradores e empresários de Monte Alverne são surpreendidos com um ataque à agência da Sicredi logo no início da tarde. Criminosos invadem o local e fazem 15 pessoas reféns. Na fuga incendeiam um carro e assaltam um padre. Envolvidos foram presos nas semanas seguintes.

TUNAS, 15 de fevereiro de 2019
Cinco criminosos armados de fuzil explodem caixas eletrônicos da agência do Banrisul no meio da madrugada e, na fuga, trocam tiros com policiais militares.

Publicidade

PANTANO GRANDE, 21 de fevereiro de 2019
Bandidos armados invadem a agência do Banco do Brasil durante a madrugada e explodem caixas eletrônicos. Um motorista que passava no local na hora da fuga foi levado como refém e libertado no interior do município. Os suspeitos foram identificados.

LAGOÃO, 10 de janeiro de 2019
Criminosos tentam arrombar a agência da Sicredi no município, mas fogem antes de consumar o crime.

IBARAMA, 3 de outubro de 2018
Pelo menos seis criminosos utilizam um machado para, no meio da madrugada, arrombar a porta do Banrisul. Na sequência eles explodem os caixas eletrônicos. Na fuga, disparos para o alto, miguelitos e até uma árvore derrubada na estrada para dificultar o trabalho da polícia.

Publicidade

ENCRUZILHADA DO SUL, 4 de agosto de 2018
Bandidos armados invadem a agência do Bradesco e explodem três caixas eletrônicos. Na fuga a quadrilha troca tiros com a Brigada Militar, que já havia reforçado o policiamento na região.

BOQUEIRÃO DO LEÃO, 28 de agosto de 2018
Faltavam dez minutos para o fim do expediente bancário quando funcionários e clientes do Banrisul foram surpreendidos com a chegada de criminosos armados. Eles levam dinheiro do banco e obrigam 12 pessoas a formarem um cordão humano no meio da rua.

ENCRUZILHADA DO SUL, 9 de dezembro de 2017
Era início da madrugada de um sábado, havia movimento no Centro da cidade e mesmo assim bandidos armados explodiram a agência da Caixa Econômica Federal e levaram cerca de R$ 200 mil, segundo a Polícia Federal.

Publicidade

GRAMADO XAVIER, 29 de julho de 2017
Criminosos armados atacam, de uma só vez, as agências da Sicredi e do Banrisul, além de uma lotérica e duas lojas próximas. Portas foram arrombadas e os caixas eletrônicos dinamitados. Na fuga, cordão humano com pessoas que estavam na rua naquele início de madrugada de sábado.

ENCRUZILHADA DO SUL, 16 de junho de 2017
Em uma madrugada de sexta-feira, pelo menos 15 bandidos chegam em três carros e tomam o Centro da cidade. Ao mesmo tempo são arrombadas e explodidas as agências da Sicredi, do Banco do Brasil e do Banrisul. Testemunhas são feitas reféns. Nos dias seguintes bancos precisam montar estruturas provisórias na cidade para atender os clientes.

BOQUEIRÃO DO LEÃO, 21 de abril de 2017
Quatro homens armados e fortemente armados invadem a agência do Banco do Brasil e explodem caixas eletrônicos e o cofre durante a madrugada. Quatro pessoas que estavam em um posto de gasolina são feitas reféns. Na fuga, miguelitos são espalhados nas estradas do interior para atrapalhar o trabalho da polícia.

VALE VERDE, 2 de setembro de 2016
Cinco homens armados de fuzis invadem a agência da Sicredi no início da madrugada e tentam violar os caixas eletrônicos, mas não conseguem. Pessoas que estavam nas proximidades são feitas reféns.

JACUIZINHO, 2 de setembro de 2016
Pouco depois das 3 horas, os mesmos cinco criminosos arrombam a agência da Sicredi e explodem os caixas eletrônicos. São presos horas depois pela Brigada Militar, que confirma a ligação entre os crimes de Jacuizinho e Vale Verde. A base da quadrilha ficava em Venâncio Aires.

GENERAL CÂMARA, 6 de agosto de 2016
Localizadas uma de frente para a outra, as agências do Banco do Brasil e do Banrisul são invadidas ao mesmo tempo no início da madrugada de sábado. Ceriminosos explodiram os caixas eletrônicos e fugiram levando dinheiro.

VALE VERDE, 4 de julho de 2016
Vizinhos da agência da Sicredi localizada no pequeno Centro da cidade são acordados com a explosão dos caixas eletrônicos no início da madrugada. Eram três criminosos, que ainda atiraram contra o carro de um morador que passava pelo local. Eles fugiram sem levar o dinheiro.

PASSA SETE, 7 de julho de 2016
Pelo menos quatro bandidos arrombam a agência do Banrisul localizada às margens da ERS-400 (Candelária-Sobradinho) e explodem caixas eletrônicos. A exemplo do que havia ocorrido dias antes em Vale Verde, fugiram sem conseguir levar o dinheiro. A suspeita é de que trata-se da mesma quadrilha.

ENCRUZILHADA DO SUL, 24 de fevereiro de 2016
Pelo menos seis bandidos fortemente armados invadem, no meio da madrugada, a agência do Banco do Brasil localizada no Centro da cidade. Arrombam a porta e explodem caixas eletrônicos. Antes de fugir, atiraram em direção à praça, que estava deserta.

SANTA CRUZ DO SUL, 15 de janeiro de 2016
Ao menos dois criminosos invadiram o estacionamento de um supermercado localizado na Avenida do Imigrante e, no meio da madrugada, abriram um buraco na parede. Por ali invadiram o local, arrombaram um caixa eletrônico do Banco do Brasil e fugiram sem deixar rastros.

VERA CRUZ, 6 de dezembro de 2015
Três homens armados rendem cliente na entrada da agência do Banrisul em uma manhã de domingo e, com uso de maçarico, arrombam dois caixas eletrônicos. Eles ainda tentaram arrombar o terceiro equipamento, mas não conseguiram.

BARROS CASSAL, 25 de novembro de 2015
Quadrilha faz reféns, invade agência da Sicredi no início da madrugada e explode três caixas eletrônicos, fugindo com o dinheiro em direção a Soledade.

LAGOÃO, 8 de julho de 2015
Criminosos arrombam a agência do Banrisul durante a madrugada e, com uso de explosivos, levam dinheiro de dois caixas eletrônicos.

VALE DO SOL, 26 de julho de 2015
Polícia Civil monta operação e prende em flagrante dois criminosos que, no início da madrugada, estavam tentando arrombar os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil. A ação policial foi registrada em vídeo.

SANTA CRUZ DO SUL, 26 de julho de 2015
Na mesma noite criminosos arrombaram a unidade da Sicredi em Linha Santa Cruz mas não conseguiram levar nada. A movimentação de moradores das proximidades afugentou os criminosos, que estavam em um carro com placas de Canoas.

PASSO DO SOBRADO, 1º de maio de 2015
Três homens aproveitaram o feriado para, no início da manhã, entrar na agência do Banrisul e, com uso de maçarico, tentar roubar dinheiro. No entanto, moradores suspeitaram da movimentação e chamaram a Brigada Militar, que prendeu o trio em flagrante. Eles são suspeitos de crime semelhante ocorrido uma semana antes no mesmo local.

PASSO DO SOBRADO, 26 de abril de 2015
Agência do Banrisul é invadida na madrugada de sábado para domingo e criminsos arrombam um caixa eletrônico com uso de maçarico. Ação não chamou atenção dos moradores, tanto que alarme não chegou a ser acionado.

VALE VERDE, 16 de fevereiro de 2015

Em plena madrugada da segunda-feira de Carnaval, bandidos invadem agência do Banrisul e explodem caixas eletrônicos. Foram três estrondos que chamaram a atenção dos moradores. A polícia acredita que eles encontraram menos dinheiro que o previsto e resolveram explodir também a agência da Sicredi. Bananas de dinamite foram instaladas no local, mas não acionadas.

GENERAL CÂMARA, 1º de janeiro de 2015
Criminosos aproveitam a virada do ano para invadir e explodir a agência do Banco do Brasil localizada no Centro da cidade. Três caixas eletrônicos foram arrombados e o dinheiro levado. Ao menos dois criminosos fortemente armados foram vistos por moradores.

SANTA CRUZ DO SUL, 5 de fevereiro de 2014
Criminosos invadem sala de autoatendimento da Sicredi e instalam em um caixa eletrônico equipamento que clona as informações do cartão dos usuários. Não chega haver transferência indevida de dinheiro.

VERA CRUZ, 4 de fevereiro de 2014
Criminosos invadem sala de autoatendimento da Sicredi e instalam em um caixa eletrônico equipamento que clona as informações do cartão dos usuários. Não chega haver transferência indevida de dinheiro.

SANTA CRUZ DO SUL, 21 de março de 2014
Em uma ação ousada, em plena sexta-feira, uma dupla de criminosos assaltou o escritório da Unicred, localizado no sexto andar de um prédio no Centro. Os bandidos não esconderam os rostos e um deles usava um jaleco, passando-se por profissional da área da saúde. Quatro funcionários foram rendidos na ação.

BARROS CASSAL, 7 de abril de 2014
Bandidos armados de fuzis arrombaram, no meio da madrugada, a agência do Banco do Brasil localizada no Centro da cidade. Com o uso de explosivos conseguiram ter acesso ao cofre da agência e dos caixas eletrônicos. Vizinhos que foram acordados pelo barulho e saíram de casa para ver o que estava acontecendo foram feitos reféns.

GRAMADO XAVIER, 3 de julho de 2014
Era início da tarde e clientes eram atendidos na agência da Sicredi quando um trio armado invadiu o local. Eles utilizaram uma marreta para quebrar a porta giratória e roubar dinheiro. Um casal de idosos que estava no local foi feito refém. Na fuga os criminosos ainda assaltaram uma lotérica.

BARROS CASSAL, 15 de setembro de 2014
Criminosos invadiram a agência do Banrisul durante a madrugada e, com uso de maçarico, tentaram arrombar os caixas eletrônicos, mas não conseguiram.

VERA CRUZ, 16 de novembro de 2014
Caixa eletrônico do Banco do Brasil é arrombado dentro da agência com uso de maçarico provavelmente no início da manhã de domingo. Bandidos fugiram levando dinheiro e sem deixar pistas.

ESTRELA VELHA, 15 de novembro de 2014
No meio da tarde de sábado, quatro homens acessam a sala de autoatendimento da agência do Banco do Brasil e, com uso de maçarico, arrombam um caixa eletrônico. Dois suspeitos foram presos horas depois em Salto do Jacuí.

BARROS CASSAL, 21 de outubro de 2013
Três homens armados tentam assaltar a agência do Banco do Brasil em pleno horário de funcionamento. Ao perceber a aproximação de policiais militares o trio rouba as armas dos vigilantes e foge levando uma cliente refém. Ela é libertada logo depois.

ENCRUZILHADA DO SUL, 21 de agosto de 2013
Criminosos arrombam a agência do Banrisul durante a madrugada e, com uso de maçarico, levam dinheiro de um dos caixas eletrônicos.

BOQUEIRÃO DO LEÃO, 8 de julho de 2013
Dois bandidos arrombam parede da agência do Banrisul e tentaram levar dinheiro de um caixa eletrônico, mas fogem sem roubar nada.

CANDELÁRIA, 15 de julho de 2015
Um caixa eletrônico do Banrisul é violado e o dinheiro, levado.

SANTA CRUZ DO SUL, 27 de abril de 2013
Criminosos arrombam uma janela para ter acesso ao interior da agência da Sicredi no Bairro Arroio Grande durante a madrugada, mas fogem sem levar nada assim que o alarme é acionado.

SANTA CRUZ DO SUL, 21 de janeiro de 2013
Era fim da noite de domingo quando a agência do Itaú, no coração da cidade, foi invadida por criminosos. Eles conseguiram acessar o local sem que o alarme fosse acionado. Sensores foram cobertos com caixas de leite e caixas eletrônicos foram violados.

PANTANO GRANDE, 18 de junho de 2012
Passava das 4 horas quando o alarme da agência do Banrisul foi acionado. Quando chegaram ao local, os policiais encontraram parte do prédio em chamas. Dois caixas eletrônicos foram arrombados com uso de maçarico. Horas depois a Polícia Civil prendeu quatro criminosos envolvidos em ataques a bancos no interior do Estado. Os chamados “caixeiros” arrombavam os equipamentos com maçarico.

RIO PARDO, 31 de maio de 2011
Quatro homens armados invadiram a agência do Banrisul e tentaram arrombar os caixas eletrônicos com uso de maçarico, mas fugiram sem levar nada.

VALE DO SOL, 4 de agosto de 2010
Bandidos fortemente armados montam barreiras com carros em chamas no acesso à cidade e, no meio da madrugada, arrombam a agência do Banco do Brasil. A Brigada Militar é acionada é há troca de tiros. Um ônibus da Prefeitura que levava pacientes para Porto Alegre é parado e passageiros são obrigados a descer para formar um escudo humano. Dentro da agência bandidos preparam os explosivos que, acionados, chegam a abrir um buraco na parede da agência. Eles fogem levando dinheiro. Todos os suspeitos foram presos nas semanas seguintes.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.