Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Segurança

Monte Alverne volta a ter um policial residente

Foto: Bruno Pedry

O soldado Alefe Oliveira foi transferido de Mato Leitão

Durante 19 anos o sargento Edson Sortica foi a referência dos moradores de Monte Alverne quando o assunto era segurança pública. Morador na localidade, ele era acionado sempre que necessário e colocou em prática, durante quase duas décadas, o conceito de policiamento comunitário. Desde o ano passado, no entanto, quando se aposentou, o distrito que fica no interior de Santa Cruz do Sul estava sem um PM residente. A lotação de um brigadiano na localidade se tornou uma das principais demandas dos moradores, e foi atendida oficialmente na noite dessa terça-feira, 12.

LEIA MAIS: Após assalto a banco, BM destaca policial residente para Monte Alverne

Natural de Rio Pardo, o soldado Alefe Oliveira foi transferido de Mato Leitão para atuar em Monte Alverne. O remanejamento já havia sido anunciado em julho desse ano, e foi possível graças a formatura de 500 novos soldados da BM no início de agosto. “Mato Leitão é um município que pertence ao 23 Batalhão e fizemos essa reestruturação interna para atender Monte Alverne e imediações, que são Alto Paredão e Linha Santa Cruz, além das áreas rurais de Venâncio Aires e Boqueirão do Leão, que fazem divisa”, comentou o tenente-coronel Giovani Paim Moresco, que comanda o 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Santa Cruz.

Conforme Moresco, a atuação de um policial residente deve contribuir para o policiamento da localidade. “É muito importante ter um policial militar que possa atender com profundidade uma comunidade como Monte Alverne, que é grande e tem um comércio próspero. Além disso, a atuação de um PM residente tende a melhorar a situação da segurança na localidade, já que ele vai poder atuar em diversas pontas”, comentou. Embora tenha sido apresentado oficialmente somente na noite de ontem, Oliveira já está na região desde a semana passada.

Publicidade

“Ele vai atuar junto com a Polícia Comunitária do Interior, e desde a semana passada vem conhecendo os interiores ao lado de um outro soldado e se aproximando da comunidade. O sargento Sortica foi a referência por anos, e agora queremos dar continuidade a esse trabalho, e que o soldado Oliveira passe a ser o nome lembrado quando se falar na Brigada Militar em Monte Alverne”, destacou.

Saiba mais
Em maio de 2018, após a aposentadoria do sargento Sortica, a Gazeta do Sul publicou uma matéria falando sobre a demanda dos moradores por um novo policial residente.

Em junho desse ano, uma nova reportagem foi feita contando sobre uma onda de furtos que preocupava os moradores e novamente a presença de um residente estava sendo.

Publicidade

Uma semana após a segunda matéria, uma quadrilha atacou agência do Sicredi na localidade com uso de fuzis e cordão humano.

Vinte dias após o assalto a banco a BM anunciou a lotação de um novo policial militar para Monte Alverne.

Em outubro, a casa funcional que estava inutilizada há sete anos e vai abrigar o novo PM foi reformada por meio de uma parceria entre a comunidade local, através do Clube da Gasolina, formado há três décadas para auxiliar a Brigada Militar na localidade, e a Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esporte, A estrutura recebeu pintura nova, troca de aberturas, melhorias no telhado, substituição do piso, equipamentos novos nos banheiros, concretagem da calçada e grade no pátio.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.