Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prédio histórico

VÍDEO: incêndio atinge a Estação Férrea de Rio Pardo

Foto: Cléber Nascimento

Um incêndio atingiu a antiga Estação Férrea de Rio Pardo na manhã desta quarta-feira, 8. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 7 horas, quando as chamas iniciaram na parte superior do prédio.

Segundo moradores do entorno, pouco depois das 6h30 os primeiros sinais de fumaça já eram visíveis. Porém as chamas só foram percebidas próximo das 7 horas.

O fogo estava concentrado na parte superior do prédio, terceiro andar e telhado. Os bombeiros levaram cerca de 2h40 para controlar as chamas, e fazer o rescaldo para evitar que os andares inferiores fossem atingidos.

Publicidade

As causas são desconhecidas. Porém testemunhas relataram que o local era frequentado por usuários de drogas, ou até mesmo usado como abrigo.

Referência centenária
A estação de Rio Pardo foi inaugurada em 1883 pela Estação Férrea Porto Alegre–Uruguaiana. A estrutura foi desativada em 1996, quando os trens de passageiros pararam de funcionar no Estado.  Segundo o livro Rio Pardo 200 Anos, da Editora Gazeta, a Estação do Centro, assim como a de Ramiz Galvão, faz parte da história rio-pardense. Em torno delas floresceu o comércio e muitas famílias aproveitavam o movimento para reforçar sua renda, vendendo produtos aos viajantes. Em 1941, durante a grande enchente, as estações férreas ficaram debaixo d’água e as viagens de trem foram canceladas. Entre os produtos mais famosos vendidos na estação principal estavam os famosos sonhos, que até hoje são referência da culinária local.

LEIA MAIS: A história sofre com o abandono em Rio Pardo

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.