Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESTRELA VELHa

Suicídio pode ter relação com golpe

Foto: Rafaelly Machado

Conforme a polícia, existem registros de que mais pessoas foram lesadas. Em um dos casos, homem chegou a perder R$ 12 mil

Uma tentativa de estelionato pode ter motivado o suicídio de um homem de 41 anos no interior de Estrela Velha, na região Centro-Serra. Conforme o que a Polícia Civil do município apurou até o momento, ele teria caído em um golpe e sido ameaçado por farsantes.

A titular das Delegacias de Polícia de Arroio do Tigre  e Sobradinho, Graciela Lourdes Foresti, que investiga o caso, explica que esse golpe é feito através de perfis falsos nas redes sociais e tem como vítimas homens entre 40 e 60 anos. “Existe um perfil falso de uma moça. Através desse usuário, os golpistas adicionam homens, enviam convites de amizade e, após estabelecer esse vínculo, começam a trocar mensagens. Depois de um tempo de conversa, em alguns dias o perfil envia fotos de nudez e solicita outras fotos, para que eles a enviem também”, descreveu.

Segundo a delegada, após o envio das imagens, alguém se apresenta para o homem e se identifica como familiar da suposta menina. “No contato, eles alegam que ela é menor de idade, que o fato se caracteriza como abuso, estupro e pedofilia.” Conforme Graciela, para gerar ainda mais pânico e pressionar as vítimas, o estelionatário afirma que os supostos familiares da moça estão na delegacia e, então, encaminha fotos de ambientes como sendo do interior da DP. “Essas imagens já chegaram ao conhecimento da polícia e se tratam de arquivos retirados da internet”, comentou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Golpe do cartão de crédito faz pelo menos 20 vítimas em Santa Cruz

Em alguns casos, os estelionatários identificam-se como policiais e pedem que a vítima vá à delegacia para responder sobre possíveis crimes. Graciela atribui a “pressão psicológica” sofrida pelo homem de Estrela Velha como o provável fator que o levou a tirar sua própria vida.

Em depoimento à polícia, a esposa afirmou que o marido chegou em casa dizendo que não seria preso. O homem contou o que teria acontecido, e ela procurou argumentar e mostrar que ele havia caído em um golpe. Porém, devido a todo o transtorno e pressão que recebeu por parte dos farsantes, decidiu sair de casa. Como ele não voltava, foram verificar e descobriram que a vítima havia se enforcado nos fundos da propriedade. “Provavelmente, acreditou que se não pagasse o que fora exigido, haveria algum tipo de reprimenda policial ou judicial”, observou a delegada.

A polícia apura se o suicídio teve relação com o golpe. Para a delegada, tudo indica que sim. “É uma situação peculiar, pois o estelionato não se configurou, por eles não conseguirem uma vantagem ilícita.” Graciela frisou que a polícia solicitou quebras de sigilo da vítima para verificar se houve ameaça vinculada ao fato. “Caso as investigações não apontem para essa instigação, o fato passará a ser compreendido como mera fatalidade.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Polícia Civil investiga golpe que envolve aluguel de imóveis em Santa Cruz

Mais vítimas na região
O caso de Estrela Velha reforçou o debate sobre cuidados com perfis nas redes sociais. Conforme a delegada Graciela Foresti, mais golpes como esse já foram registrados na região do Vale do Rio Pardo. “Tivemos mais casos assim. Em um deles, uma vítima pagou R$ 12 mil. Muitos homens são casados e tentam dissimular durante o registro policial, pelo fato de terem enviado fotos nus, para não se indisporem com a família, principalmente a esposa. Isso dificulta o trabalho da investigação.”

Ainda segundo Graciela, como se trata de um crime de estelionato, que depende da representação da vítima, há pessoas que caíram no golpe e não querem informar a polícia. “Eles vão na delegacia pra se informar, mas não registram ocorrência. É um direito deles”, lamentou.

Publicidade

A orientação da Polícia Civil é para que as pessoas não adicionem estranhos ou pessoas desconhecidas em suas redes sociais. “Essa menina sequer existe, é um perfil falso. Essas fotos nem se sabe ainda ao certo de quem são, se foram extraídas da internet ou criadas pelos golpistas.” Por fim, a delegada reforçou que quem for vítima de um golpe deve procurar a polícia.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura alerta para tentativa de golpe usando o nome da Secretaria de Saúde

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.