Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Influenza

Apenados e servidores penitenciários são vacinados contra a gripe no RS

Servidores recebem a vacina | Foto: Susepe

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) seguem o cronograma de imunização contra os vírus Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B no sistema prisional gaúcho desde o dia 23 deste mês. A dose está sendo aplicada em servidores e em apenados das regiões penitenciárias do Rio Grande do Sul.

Até essa terça-feira, 28, 1.911 servidores penitenciários receberam a aplicação da vacina nos presídios, representando 36% do efetivo funcional. Também avança o cronograma entre a população prisional – já foram vacinados 10.094 presos, alcançando 29% do total.

Segundo o coordenador da Divisão de Saúde da Seapen/Susepe, enfermeiro Tadeu Zampiron, a meta é alcançar 90% da população prisional. Ele ressalta que a vacinação poderá se estender até o término oficial da campanha nacional, no dia 22 de maio, em razão da logística de distribuição das doses da vacina através das Coordenadorias Regionais de Saúde e das secretarias dos municípios até as unidades prisionais, para atingir a meta.

Publicidade

As vacinas são distribuídas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e pela Vigilância Epidemiológica dos municípios. A campanha de vacinação segue orientações do Ministério da Saúde e está dividida em três grupos prioritários para a imunização.

LEIA MAIS: Confira onde se vacinar contra a gripe em Santa Cruz

Unidades Prisionais

Nas casas prisionais do Estado, por solicitação da Seapen à SES e ao Ministério da Saúde, a campanha da vacinação iniciou no último dia 16. A 8ª Região Penitenciária, do Vale do Rio Pardo, assim como as 2ª (Central), 5ª (Sul) e 10ª (Metropolitana) regiões, estão imunizando apenados e servidores desde a data.

Publicidade

O coordenador da Divisão de Saúde explicou que o pedido da antecipação da vacina foi prontamente atendido pelas autoridades de Saúde, que entenderam a necessidade de imunizar trabalhadores da linha de frente do sistema prisional junto aos profissionais da saúde.

LEIA TAMBÉM: Covid-19 supera número de mortes por H1N1 em 2009 no Brasil

Campanha da vacinação 2020

A segunda fase da vacinação é destinada a doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, servidores do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. 

Publicidade

A terceira fase da campanha terá início no dia 9 de maio, com foco em pessoas com deficiência, professores, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mães no pós-parto até 45 dias e pessoas acima de 55 a 59 anos de idade.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe segue até 22 de maio, e a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos. Na primeira fase da campanha, que iniciou em 23 de março, 86% do grupo dos idosos já foi imunizado no RS, o equivalente a 1,2 milhão de pessoas, conforme o Governo do Estado.

Também receberam a vacina 84% da população estimada de profissionais de saúde, cerca de 260 mil pessoas. No total, aproximadamente 1,5 milhão de doses já foram aplicadas no território gaúcho.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Caminhoneiros serão imunizados contra a gripe em postos da PRF

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.