Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Fake News

Matéria do Portal Gaz com fotografia de homem morto no Belvedere é montagem

Foto: Reprodução

A imagem acima, que circula nas redes sociais, é uma montagem. Na matéria publicada pelo Portal Gaz, não há fotografia identificando a vítima

Circula nas redes sociais a imagem de uma suposta matéria veiculada pelo Portal Gaz, na manhã desta quinta-feira, 6, que identifica, por meio de uma fotografia, a vítima de um homicídio ocorrido nesta madrugada no Bairro Belvedere, em Santa Cruz do Sul. A imagem, no entanto, é FALSA. Trata-se de uma montagem feita a partir do conteúdo efetivamente publicado, mas com inserção de uma fotografia não publicada pelo Portal Gaz.

O Portal Gaz, com informações oficiais da Brigada Militar de Santa Cruz, divulgou a matéria nesta manhã, às 9h48, sem fotografia. No texto, está claro que a identidade da vítima não foi divulgada de forma oficial, nem mesmo a precisão da idade do homem.

LEIA MAIS: Homem é encontrado morto no Bairro Belvedere

Publicidade

A prova de que a reportagem não removeu a suposta foto nem adulterou a matéria está no horário em que foi publicada, às 9h48, sem quaisquer edições ou atualizações posteriores. Caso a foto tivesse sido publicada e depois excluída, o sistema de publicações do Portal automaticamente identificaria o horário da última atualização ao lado do horário em que a matéria entrou no ar.

Da mesma forma, o padrão de tamanho de fotografia utilizado pelo Portal não condiz com o padrão da foto que ilustra a matéria falsa.

Veja abaixo o comparativo de uma matéria do Portal Gaz atualizada e outra não. Repare no horário, acima do título:

Publicidade

Matéria publicada às 9h48, sem edições. A fotografia que consta na montagem falsa que circula nas redes sociais foi inserida no lugar do anúncio que aparece acima.
Matéria publicada às 21h06 e atualizada às 23h47

A Gazeta Grupo de Comunicações reafirma o compromisso com a verdade na divulgação dos fatos e a credibilidade de conteúdo com a comunidade santa-cruzense e região. A Gazeta não publica fotografias de vítimas de homicídios sem a devida permissão das fontes policiais nem sem o prévio conhecimento da família. O Grupo pede atenção à disseminação de notícias falsas, sobretudo as que circulam em redes sociais. Analise, pesquise. Na dúvida, não compartilhe.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.