Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Encruzilhada do Sul

Polícia prende suspeito de integrar quadrilha especializada em roubo de tratores

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira, 25, a Operação Rota 290 em Encruzilhada do Sul, Novo Hamburgo e Arroio dos Ratos. Por meio da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé policiais investigam, desde 2018, uma quadrilha especializada em roubo de tratores, máquinas e estelionato que ataca propriedades rurais. Um homem foi preso.

A quadrilha agia basicamente de duas formas. Os criminosos, usando touca ninja e armados, invadiam propriedades rurais e faziam moradores reféns, muitas vezes por horas, até que os tratores/máquinas fossem carregados. A outra maneira consistia em os criminosos, de dentro do sistema prisional, mantinham contato com as vítimas, via telefone. Passavam-se por produtores e compravam os equipamentos. O pagamento era feito mediante depósitos com envelopes vazios. As vítimas recebiam o comprovante do depósito falso e entregavam as máquinas.

LEIA TAMBÉM: Homem comete suicídio após ameaça de criminosos

Publicidade

Conforme as investigações o bando atacava em praticamente todas as regiões do Estado. As máquinas obtidas eram transportadas para outros estados, existindo informações que algumas estariam sendo levadas para fora do país. Durante as investigações foi possível recuperar um trator oriundo da fronteira e que estava em Caxias do Sul. A máquina estava escondida aguardando para ser transportada.

A Decrab representou junto ao Poder Judiciário da Comarca de Encruzilhada do Sul por seis mandados de busca e apreensão com o intuito de encontrar provas da participação de alguns investigados no esquema criminoso. Nesta manhã, na residência de um dos alvos das buscas foi encontrado um telefone celular que havia sido roubado de uma vítima. Na ocasião também foi levado um trator. Em outra residência dos criminosos, foram encontradas as armas de fogo utilizadas pelo bando, toucas ninjas, rádios comunicadores, munições e insumos para recarga. O suspeito foi preso.

LEIA TAMBÉM: Brigada Militar alerta para golpe envolvendo troca de fotos íntimas

Publicidade

Conforme o Delegado André Mendes, titular da delegacia, o inquérito policial que apura os fatos será encaminhado ao Poder Judiciário no prazo de dez dias.

Para a realização da operação a Decrab contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Encruzilhada do Sul, Delegacia de Polícia de Homicídios de Novo Hamburgo, DPRI, DRACO e 1° Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, Delegacia de Polícia de Arroio dos Ratos, DRACO e Delegacia de Polícia de Homicídios de Caxias do Sul, Delegacia de Polícia de Butiá, Delegacia de Polícia de São Jerônimo e fiscais da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural.

LEIA TAMBÉM: Golpe do recibo frio faz vítimas entre agricultores

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.