OPERAÇÃO PERENE 14/10/2020 11h56 Atualizado às 16h12

Polícia Civil age contra organização criminosa na Serra

Objetivo é desarticular grupo especializado nos crimes de roubo e adulteração de veículos e tráfico de drogas

CORREÇÃO: Entre 11h56 e 16h10 desta quarta-feira, 14, esta publicação dizia que um mandado havia sido cumprido em Santa Cruz do Sul. Em contato com a polícia local e com a delegacia responsável pela operação, a reportagem confirmou que esta informação havia sido divulgada equivocadamente pela Polícia Civil. O texto abaixo está corrigido.

Na manhã desta quarta-feira, 14, a Polícia Civil deflagrou a Operação Perene com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada nos crimes de roubo e adulteração de veículos e tráfico de drogas, com atuação na Serra Gaúcha. As ordens judiciais foram cumpridas em Balneário Pinhal e Caxias do Sul.


Na ação, dezesseis pessoas foram presas preventivamente e dezoito mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Nos dois meses de investigações, vinte membros da organização criminosa foram identificados, constatando que os indivíduos ajudavam no cometimento dos crimes. O grupo tinha preferência por caminhonetes à diesel, que após os roubos, eram enviadas para outras cidades e até para fora do país. Ainda, foi apurado que alguns investigados utilizavam o auxílio emergencial do governo com intuito de realizar compras de drogas para revenda.

No decorrer das investigações, dezenas de veículos foram apreendidos e devolvidos para as vítimas. O líder da organização se encontra recolhido no sistema prisional e possui diversos antecedentes pela prática de diversos crimes. A ação desta quarta-feira contou com o apoio de todas as delegacias da 8º Região Policial e da Delegacia de Polícia de Balneário Pinhal.

LEIA TAMBÉM: Cinco criminosos morrem durante confronto com a BM