Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

HEAVY DUTY

VÍDEO: homem que furtou carros em concessionárias foi pego em São Leopoldo

Foto: Alencar da Rosa

Agentes da Draco de Santa Cruz capturaram o responsável por furtar veículos de luxo em duas concessionárias do município

O responsável por furtar dois veículos de luxo em concessionárias do município, na tarde do último dia 20 de agosto, foi preso nessa terça-feira, 20, pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil de Santa Cruz do Sul. A ação foi coordenada em conjunto com a Draco de São Leopoldo. Ao todo, seis indivíduos foram detidos na operação denominada Heavy Duty (trabalho pesado, em inglês), na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Dos seis, dois homens que participaram dos crimes em Santa Cruz foram trazidos à noite para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) do município, em cumprimento de mandados de prisão preventiva. Um deles, que tem 34 anos e furtou os veículos no interior das lojas, foi preso em casa no Bairro Feitoria, em São Leopoldo. Já um indivíduo de 23 anos, que o estaria esperando após o crime para fazer o transporte das camionetes furtadas, foi detido junto à oficina do pai, no Bairro Piratini, em Sapucaia do Sul. Os outros quatro integrantes da quadrilha irão responder por um crime cometidos em Portão, e tiveram a prisão temporária decretada pela comarca daquele município. Segundo o delegado titular da Draco de Santa Cruz, Marcelo Chiara Teixeira, as investigações começaram tão logo os crimes aconteceram. A polícia verificou ações dos mesmos criminosos em outras cidades, como Santa Maria, Bento Gonçalves e Dois Irmãos, além do estado de Santa Catarina.

“Conseguimos identificar esses indivíduos que fazem parte de uma organização criminosa composta por outras pessoas que praticavam crimes contra o partrimônio, geralmente em concessionárias”, ressaltou o delegado Chiara.

Publicidade

Segundo ele, o furto de três caminhões novos de uma concessionária, avaliados em R$ 1,5 milhão, no dia 16 de julho, em Portão, deu início às investigações por parte da especializada de São Leopoldo. Já os crimes praticados em agosto em Santa Cruz – os furtos de duas camionetes, avaliadas no total em R$ 250 mil – e a prisão do já citado homem de 23 anos no dia 10 de setembro, com uma Volkswagen Amarok furtada de uma concessionária em Santa Maria, foram elementos levados em conta na investigação.

LEIA MAIS: Polícia Civil prende suspeitos de furtar carros em concessionárias

“Durante essa análise, com o material probatório que a gente colheu, chegamos na identificação do indivíduo de 34 anos. Ele já possuía antecedentes por tráfico de drogas e era o que se disfarçava dentro das concessionárias”, comentou Chiara.

Publicidade

O delegado afirmou que a dupla permaneceu em silêncio e não revelou onde deixou os veículos furtados em Santa Cruz do Sul. Ambos foram indiciados pelos delitos de furto qualificado e associação criminosa.

Após a realização dos exames de praxe no Hospital Santa Cruz, os dois foram encaminhados ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Sete policiais da Draco santa-cruzense trabalharam na operação Heavy Duty. “Destaco a dedicação dos nossos agentes e a integração e trabalho em conjunto das delegacias”, finalizou o delegado Marcelo Chiara Teixeira.

LEIA MAIS: Ladrão se passa por cliente e furta carros de luxo de lojas em Santa Cruz

Publicidade

Delegado Marcelo Chiara: criminosos haviam se especializado nesse tipo de delito

Gerentes das concessionárias destacam trabalho da Polícia Civil
A Gazeta do Sul conversou com os dois gerentes que tiveram suas concessionárias furtadas no dia 20 de agosto. Ambos elogiaram a operação de ontem. “Exemplar mais uma vez o trabalho da equipe da Polícia Civil que, desde o primeiro momento, se mostrou muito preocupada e engajada em colocar esses delinquentes no lugar deles”, ressaltou um deles, que acompanhou desde o início o andamento das investigações que culminaram na prisão dos envolvidos.

Os criminosos dessa quadrilha já atuavam há quase três anos em crimes do tipo pelo Estado. “Se não fosse pelo trabalho incansável da nossa Polícia Civil, eles seguiriam impunes, pois estavam esse tempo todo assaltando concessionárias, roubando carros, e ninguém conseguia colocá-los atrás das grades.”

O outro gerente de concessionária também destacou o êxito da operação Heavy Duty. “Estão de parabéns. É muito bom vermos essa ação dos nossos policiais, pois esses crimes nos trouxeram um transtorno muito grande. Foi uma grande notícia”, comentou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Trio é preso após jogar homem de carro e atropelá-lo

Relembre o caso
Em um intervalo de apenas uma hora e dez minutos, duas concessionárias de automóveis de Santa Cruz do Sul foram alvo de um mesmo criminoso, na tarde de 20 de agosto. Passando-se por um cliente, um homem furtou dois veículos de luxo, um de cada loja, disfarçadamente, sem que a ação fosse percebida por nenhum dos funcionários.

O homem de 34 anos, preso nessa terça, estava bem-vestido, e utilizava uma máscara de proteção contra a Covid-19. Embora o furto tenha passado despercebido em ambas as lojas, as características de cada ação criminosa diferem em alguns pontos. Na primeira concessionária, o crime aconteceu às 15h30. As imagens das câmeras no local mostraram que o homem ficou mais de meia hora circulando, alternando-se entre o interior da loja e o pátio.

Publicidade

Além de simular ligações no celular, o ladrão ficou analisando os veículos e observando os protocolos de segurança da empresa. Em certo momento, quando percebe que um funcionário manuseia um Fiat Toro zero-quilômetro e deixa a chave na ignição, ele entra no automóvel e sai em direção à rua. O crime foi constatado pelo mecânico no sábado e registrado junto à Brigada Militar e Polícia Civil.

No outro delito, o homem entrou no estabelecimento e foi abordado por um funcionário. Alegou então esperar um amigo que havia deixado o veículo ali para revisão e que, nesse meio-tempo, ficaria observando os carros à venda. É possível ver nas câmeras que o homem analisou detalhes da operação da loja; por exemplo, onde ficavam os carros na fila da manutenção, quanto tempo levava para fechar a cancela de entrada dos veículos para revisão e quem os buscava no pátio para levar à oficina.

Às 16h40, já dentro de um T-Cross que aguardava por revisão com a chave na ignição, o ladrão passou na cancela de saída logo após a passagem de veículo de uma empresa terceirizada, que havia entregado mercadorias na concessionária. O crime foi constatado 30 minutos depois. O caso foi divulgado com exclusividade pela Gazeta do Sul na edição de 25 de agosto. Na ocasião, ao iniciar as investigações, o delegado Marcelo Chiara Teixeira ressaltou o fato de este ser considerado um novo crime, que ainda não havia sido registrado no município.

LEIA TAMBÉM: Quatro são presos após assalto a motorista de aplicativo

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.