Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

HOMICÍDIO EM SINIMBU

Polícia Civil indicia dupla pela morte de agricultor

Foto: Divulgação Polícia Civl

Revólver calibre 38 e tênis utilizado pelo atirador foram apreendidos na noite do crime

A Polícia Civil concluiu na tarde dessa segunda-feira, 23, o inquérito sobre a morte do agricultor Paulo José de Moraes, de 38 anos, ocorrida às 20h45 de 31 de outubro, em um bar de Linha da Grama, em Sinimbu. O titular da 2ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, que atua também em Sinimbu, delegado Alessander Zucuni Garcia, indiciou dois homens por homicídio qualificado.

Um deles, de 29 anos, teria sido o autor dos disparos. Ele já tem antecedentes criminais por ameaça e lesões corporais. Já o outro, de 30 anos, sem antecedentes, chegou ao bar com o primeiro e teria intervido na hora do crime em favor do atirador, quando outras pessoas tentaram desarmar o homem de 29 anos. “No decorrer da instrução, foi possível observar elementos dessa segunda participação no crime”, explicou Garcia.

“O crime é qualificado devido à impossibilidade de defesa da vítima. Ela foi surpreendida pelo acusado, que rapidamente chegou e desferiu os disparos”, complementou. Conforme o inquérito policial remetido ao Poder Judiciário, a dupla teria chegado ao local em um veículo dirigido por um terceiro homem, que também foi ouvido pela Polícia Civil, porém, não foi indiciado.

Publicidade

LEIA MAIS: Desavença política pode estar por trás de morte em Sinimbu

“Ele confirmou que levou os dois ao local, mas não houve comprovação da participação dele no crime”, disse o delegado. Para o responsável pela 2ª DP, não ficou claro qual seria a motivação por trás do assassinato. “Havia uma desavença anterior entre eles que se acentuou, mas não ficou explicado o motivo disso.”

O laudo da necropsia no corpo de Moraes, feito pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) de Cachoeira do Sul, apontou que ele foi morto com dois disparos na cabeça. O resultado da perícia técnica na cena do crime, a cargo do IGP de Santa Cruz do Sul, encontrou vestígios da fuga do local. Ainda não foi definido se a dupla indiciada será presa preventivamente ou vai aguardar o julgamento em liberdade. Por enquanto, seus nomes não foram divulgados pela Polícia Civil.

Publicidade

Vítima retornou ao local para buscar lanche
Segundo a Polícia Civil, momentos antes da morte havia acontecido uma tentativa de agressão dos acusados contra a vítima, dentro do bar. Paulo José então teria saído do local com medo de ser agredido fisicamente. Porém, cerca de meia hora mais tarde, ele retornou ao estabelecimento para buscar um lanche que havia encomendado antes. “Foi nesse momento que ele foi surpreendido rapidamente pela ação do atirador”, comentou Zucuni.

LEIA MAIS: Suspeito de matar agricultor em Sinimbu se apresenta à Polícia Civil

Conforme o delegado, não é possível afirmar que o homem que fez os disparos estava armado no primeiro momento da discussão ou se teria saído para buscar o revólver calibre 38. Ao todo, 14 testemunhas foram ouvidas. Na tarde da terça-feira passado, o último depoimento foi prestado pelo autor dos tiros, que se apresentou ao delegado Alessander e ao inspetor Marcelo Jackisch, em Sinimbu.

Em sua versão, diferente das apresentadas até então pelas testemunhas ouvidas, ele afirmou que chegou ao bar e, então, a vítima teria ido na direção dele e sacado a arma. Durante luta corporal, o revólver teria sido disparado contra Paulo José. O acusado não soube dizer de onde o tiro havia saído durante a briga. No depoimento, afirmou ainda que chegou ao estabelecimento acompanhado de um amigo, apenas para comprar uma bebida, após uma carreata política que teria acontecido momentos antes.

Publicidade

O homem deu a entender que seu amigo, que chegou com ele ao bar, teria se envolvido em uma discussão no final da carreata, nas proximidades de uma igreja da localidade, e este poderia ter sido o motivo que levou a vítima a atacá-lo no estabelecimento comercial. O depoimento não convenceu os agentes. O fato foi rechaçado pela Polícia Civil. “Não foi possível fazer a vinculação desta primeira discussão ao final da carreata com o desfecho da ocorrência.”

LEIA MAIS: Autor de homicídio em Sinimbu chegou acompanhado ao local do crime

Paulo foi alvejado na área interna do bar

Relembre o caso
O agricultor Paulo José de Moraes, de 38 anos, foi morto a tiros na noite de 31 de outubro, às 20h45, em um bar de Sinimbu, em Linha da Grama. A vítima estava no estabelecimento, que fica perto do distrito de Pinhal Santo Antônio, nas proximidades da RSC-153, entre Herveiras e Gramado Xavier, quando foi alvejada na cabeça por dois tiros de revólver calibre 38.

Publicidade

O autor dos disparos seria de Gramado Xavier e estaria trabalhando como pedreiro em Sinimbu, na localidade onde fica o bar onde ocorreu a morte. A vítima chegou a correr para o interior do bar, mas foi alcançada e alvejada. O agricultor morreu na hora. A seguir, quando o assassino passou novamente pela parte do imóvel onde fica o bar, um outro homem conseguiu desarmá-lo após entrar em luta corporal.

Conforme apurado pela Polícia Civil, o autor fugiu a pé para um mato atrás do estabelecimento. O revólver utilizado no crime foi apreendido pela Patrulha Comunitária do Interior (PCI) da Brigada Militar. Um pé de tênis cinza, tamanho 42, perdido pelo acusado na fuga, também foi apreendido. Paulo José de Moraes, a vítima, não tinha antecedentes.

LEIA MAIS: Oito testemunhas já foram ouvidas pela polícia

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.