Segurança pública 13/01/2021 22h22

Anunciados novos coordenadores da Guarda Municipal e da Fiscalização de Trânsito

Nomes divulgados na tarde desta quarta-feira são de servidores com "grande trajetória de serviços prestados", disse a prefeita Helena

Dois servidores do município irão ocupar as coordenações da Guarda Municipal e da Fiscalização de Trânsito. Os nomes de Éberson Pereira Gonçalves e Cassiano Rauber foram anunciados pela prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, na tarde desta quarta-feira, 13. As duas áreas estão sob responsabilidade da Secretaria de Segurança, Transportes e Mobilidade Urbana, criada na nova gestão.

“É um dia histórico. Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito passam a trabalhar juntas, unindo as forças. Escolhemos dois servidores com uma grande trajetória de serviços prestados, aprovados pelos colegas. O foco será um trabalho de orientação e educação”, disse a prefeita, que atualmente também responde interinamente pela pasta.


O diretor de Segurança, Estor Iochims, acompanhou o anúncio e destacou que a eficiência dos serviços prestados pelos dois departamentos deve aumentar ainda mais agora que estarão mais próximos pela nova estrutura administrativa.

LEIA TAMBÉM: Novos soldados se apresentam para reforçar policiamento na região

Força-tarefa para coibir aglomerações segue nos finais desemana

O novo coordenador da Guarda Municipal, Éberson Pereira Gonçalves, informou que a força-tarefa para coibir aglomerações e evitar o contágio do novo coronavírus deve seguir nos finais de semana. Nos últimos dias 8, 9 e 10 de janeiro, agentes atuaram nas proximidades da Praça da Bandeira.

“É uma preocupação com o momento em que estamos vivendo. Temos feito principalmente um trabalho de orientação e prevenção, para evitar que a pandemia se agrave”, afirmou Gonçalves.

Caráter educativo

O departamento de Fiscalização de Trânsito deve atuar com maior foco na educação e prevenção, valorizando ainda mais projetos nas escolas municipais e estaduais, além de ações nas empresas.

“Os números mostram que as infrações de trânsito têm diminuído a cada ano. É um processo lento, que precisa de um trabalho mais educativo e menos punitivo”, disse o novo coordenador Cassiano Rauber.

Quem são os escolhidos

Éberson Pereira Gonçalves – coordenador do Departamento da Guarda Municipal
Ingressou na Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul em 2015. Foi sindicante na Corregedoria da instituição e realizou curso na área da segurança em 2017 e 2018 pelo Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN). Com formação superior em Educação Física, foi o idealizador do projeto Guarda-Costas. Em 2019, recebeu condecoração na Câmara de Vereadores como destaque em Segurança Pública.

Cassiano Rauber – coordenador do Departamento de Fiscalização de Trânsito
Natural de Arroio do Tigre, é técnico em informática e ingressou na prefeitura de Santa Cruz do Sul como fiscal de trânsito em 2013. Em 2019, assumiu a Chefia de Unidade de Trânsito do município.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura e forças de segurança fazem operação contra aglomerações