Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FALSIDADE IDEOLÓGICA

Polícia Civil alerta para golpe envolvendo empréstimo consignado

Foto: Agência Brasil

A Polícia Civil de Venâncio Aires alerta para golpes envolvendo falsos empréstimos consignados. Segundo o delegado Vinícius Lourenço de Assunção, titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Venâncio, os alvos geralmente são pensionistas ou aposentados que possuem margem consignável para empréstimo e percebem o depósito de um valor inesperado na conta bancária – geralmente quantias entre R$ 2 mil e R$ 4 mil.

Surpreendidas, as pessoas buscam informações a respeito no banco e recebem a notícia de que os valores se referem a um empréstimo. No entanto, as vítimas nunca contrataram a operação. Na sequência, o banco ou financeira passa a realizar a cobrança das parcelas do empréstimo. “Normalmente são muitas e com juros altos embutidos”, relata Assunção.


LEIA MAIS: Polícia alerta para casos de estelionato pela internet em Santa Cruz

“O que se revela estranho neste golpe é que a vítima acaba recebendo dinheiro, mas em contrapartida, assume um financiamento que não foi contratado”, explica o delegado. Ele acredita que o crime praticado seja o de falsidade ideológica, pois alguém se passa pela vítima para solicitar o empréstimo.

Publicidade

“As suspeitas, neste caso, recaem sobre pessoas que trabalham com o oferecimento de empréstimos e são comissionadas pelos contratos assinados. Por conta disso, a vítima acaba sofrendo diversos contratempos para tentar cancelar o empréstimo e devolver o valor à financeira”, afirmou Vinícius Assunção.

LEIA MAIS: Polícia Civil alerta para golpes mais comuns pelo WhatsApp

O que fazer

De acordo com o delegado Vinicius Lourenço de Assunção, além do registro de ocorrência policial, as vítimas do golpe do falso empréstimo devem procurar o Procon de suas cidades, órgão que pode auxiliar o consumidor lesado. Ainda há possibilidade de pedir na Justiça devolução do valor e até indenização pelos danos sofridos.

Publicidade

LEIA MAIS: Polícia prende mulheres por golpe do falso depósito em Santa Cruz

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.