MUDANÇA 19/02/2021 15h17

Batalhão de Bombeiros de Santa Cruz tem novo comandante

Ocupante anterior do comando do 6º BBM, tenente-coronel Nilton Roberto De Souza Camargo, entrou para a reserva remunerada no início do mês

Desde essa quinta-feira, 18, o 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM), com sede em Santa Cruz do Sul, tem novo comandante. Por designação do comando-geral da corporação, assumiu o cargo o tenente-coronel Claiton Fernando Marmitt. A mudança é devida à passagem para a reserva remunerada do tenente-coronel Nilton Roberto De Souza Camargo, ocorrida em 3 de fevereiro. Por causa da pandemia de Covid-19, não houve solenidade de passagem de comando.

“É com grande orgulho e imensa satisfação que assumo a função de Comandante do 6º BBM, sendo essa a minha quinta passagem pelo Batalhão: em 1991 como soldado, como cabo em 1993 e como Capitão de 2008 a 2014. Em 2018, após comandar o 12º BBM, retornei no posto de major, e hoje, no posto de tenente-coronel, assumo o Comando do Batalhão”.


Os principais objetivos de Marmitt no comando são dar continuidade ao trabalho, avaliado como excelente, dos comandantes anteriores, investir na qualificação técnico/profissional e nas condições de trabalho do efetivo, por meio da modernização da frota de viaturas, dos equipamentos operacionais e principalmente dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para melhorar cada vez mais a qualidade da prestação do serviço a nossa querida comunidade. Assim como dar ênfase à prevenção de incêndios, visando maior eficiência, dinamismo e redução dos prazos dos processos, pela implantação, em breve, do sistema “SOL de Prevenção” na área de ação do Batalhão.

Perfil

O tenente-coronel Marmitt é natural de Cruzeiro do Sul, mas passou a infância e adolescência em Rio Pardo. É casado, tem três filhos e dois de seus irmãos são também militares, o major Fábio Marmitt e o tenente Leandro Marmitt.

O novo comandante do 6º BBM entrou na corporação em 1º de março de 1991. Serviu no 5º BPM de 1997 a 2000 e na Escola de Formação e Especialização de Soldados de 2000 a 2006, em Montenegro. De 2006 a 2008 serviu em Gramado e Canela no 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas. Neste período também atuou na Força Nacional de Segurança Pública no Rio de Janeiro durante os jogos Panamericanos – Rio 2007. Após a conclusão do Curso de Especialização de Bombeiros para Oficiais (2008), passou a servir no 6º BBM em Santa Cruz do Sul até 2014, onde desempenhou funções administrativas, operacionais e na Seção de Prevenção de Incêndio.


Em 2013, atuou como Comandante do Grupamento de Busca e Salvamento da Força Nacional de Segurança Pública na Operação Copa das Confederações no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte e na Operação Jornada Mundial da Juventude (evento que contou com a visita do Papa Francisco). Tem ainda especialização em Gestão Pública pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), MBA em Gestão e Administração Pública pela Feevale e o Curso Avançado em Administração Policial Militar (CAAPM) da Brigada Militar.

Entre 2014 e 2018, o tenente-coronel Marmitt comandou o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Ijuí. A partir de 2019, atuou na sede do Corpo de Bombeiros Militar, em Porto Alegre, nas funções de Chefe da Divisão de Logística e Patrimônio e da Divisão de Orçamento e Finanças.

Com informações de assessoria de comunicação.

LEIA TAMBÉM: Polícia Civil apreende camisetas falsificadas da PF enterradas em área de mata em Santa Cruz